https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2024/02/38c89a49-dd03-47a2-8b20-14ebf3a2bb4b.png

ALMT - Posto TRE - Abril

EM REUNIÃO

Ministros se reúnem para debater recuperação de áreas degradadas

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

MAPA

ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, recebeu o ministro-chefe de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), nesta quarta-feira (31), para falar sobre as pautas prioritárias da agropecuária brasileira e debater as propostas apresentadas pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, o Conselhão.

Entre as principais propostas apresentadas está a recuperação de áreas degradadas. Desde o ano passado, o Mapa vem trabalhando no projeto para a conversão de até 40 milhões de hectares de pastagens de baixa produtividade em áreas agricultáveis, o que pode, praticamente, dobrar a área de produção de alimentos no Brasil sem desmatamento.

Considerado o maior plano de produção sustentável de alimentos do mundo, o projeto se tornou uma ação do Governo Federal por meio do Decreto nº 11.815, que instituiu o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção.

Clique e entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais e receba todas as notícias na sua mão.

Siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.

Padilha entregou as propostas do Grupo de Trabalho Áreas Degradadas do Conselhão.

“Vamos construir junto com o ministro Fávaro uma proposta de recuperação das terras degradadas”, declarou o ministro-chefe de Relações Institucionais.

Além da recuperação e conversão das áreas avaliadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) como de baixa produtividade e com alta aptidão para a agricultura, o Programa prevê a adoção de medidas de rastreabilidade e sustentabilidade que contribuem com a segurança alimentar e climática do planeta.

“Podemos e vamos intensificar a produção de alimentos sem avançar nas áreas preservadas do país e, mais, fazendo a cobertura foliar, o tratamento do solo, permitindo, inclusive, o sequestro de carbono”, detalhou Fávaro.

Durante o encontro, Padilha também tratou com Fávaro a agenda prioritária do Congresso Nacional para o setor agropecuário e o reforço para o Plano Safra 2023/2024 e também as medidas de transição energética em ações como o Hidrogênio Verde e o Combustível do Futuro.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 1 de fevereiro de 2024 às 16:18:18