https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2024/02/afac54c93c03d607b63fae206cb5c51c.jpg

ALMT - Posto TRE - Abril

PARCERIA

Secretaria de Saúde e Comper estão juntos contra a Dengue

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Gustavo Duarte

A temporada chuvosa requer maior atenção em relação aos possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, causador da Dengue, Chikungunya e Zika. Daí a necessidade de intensificar e difundir as ações que já são conhecidas pela população, por meio dos agentes de saúde/endemias e também pela iniciativa privada.

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com os dirigentes do Supermercado Comper, lançou a Campanha “10 Minutos contra o Aedes” em um evento realizado no dia 26 deste mês, nas dependências do estabelecimento comercial do bairro CPA II. A ação será desenvolvida durante três meses, coincidindo com o período mais intenso das chuvas.

A mesa expositiva conta com materiais recicláveis, a maioria deles relacionados a pets, frequentemente esquecidos no meio ambiente por não terem valor comercial.

Clique e entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais e receba todas as notícias na sua mão.

Siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.

Além disso, há recipientes que são possíveis criadouros, como uma mini caixa d’água e um pneu (usado em demonstração em tamanho reduzido), e informações sobre o ciclo evolutivo do mosquito: ovo, larva e mosquito adulto.

A proposta “10 minutos contra o Aedes” é inspirada em uma estratégia de controle do Aedes aegypti adotada em Cingapura, capaz de interromper o pico da epidemia de Dengue no país. Ao realizar a limpeza de criadouros uma vez por semana, tanto em casa quanto no trabalho, a população interfere no desenvolvimento do vetor, pois o ciclo de vida, da postura do ovo ao adulto, leva de 7 a 10 dias. Considerando que uma semana tem mais de 10 mil minutos, bastam apenas 10 minutos para se proteger do mosquito.

Os números de 2023 apontam um aumento de casos em Cuiabá em comparação com o ano anterior. No caso da Dengue, foram confirmados 578 casos a mais, de acordo com registros do Centro de Controle de Zoonoses.

Em 2023, sob intervenção do governo do Estado na saúde municipal, foram confirmados 1.333 casos de Dengue, 13 de Chikungunya e 6 de Zika (nenhum em gestantes). Em 2022, foram confirmados 755 casos de Dengue, 19 de Chikungunya e 4 de Zika, sendo dois em gestantes.

Quanto aos imóveis visitados em Cuiabá, em 2023 foram 942.060, e no ano anterior, 988.475. Os imóveis tratados foram 99.830 em 2023 e 107.122 em 2022. Além disso, foram tratados 112.810 depósitos em 2023 e 12.261 em 2022.

A Campanha “10 Minutos Contra a Dengue” do Comper visa ao compromisso social de combater esse mosquito nocivo à sociedade e que causa tantas doenças. A parceria com a Secretaria de Saúde, através da Zoonoses, já dura quase uma década. Os funcionários das lojas, treinados através de palestras, são multiplicadores das informações no ambiente de trabalho e em casa.

Segundo Izilda Maria da Silva, gerente Regional de Operações do Comper MT, esses trabalhadores fazem uma inspeção nas lojas, verificando possíveis criadouros, tanto no ambiente de trabalho quanto no entorno do estabelecimento, junto com os agentes de saúde (Zoonoses), e repassam as informações aos colegas e moradores. Ela destaca a importância de reforçar essas informações anualmente, pois sempre há funcionários novos, e a colaboração dos agentes fortalece a iniciativa.

Hélio Simião de Almeida, agente de endemias do Centro de Controle em Zoonoses, destaca que toda parceria é importante e contribui com o trabalho dos agentes. Alessandra da Costa Carvalho, coordenadora técnica do Centro de Controle e Zoonoses, enfatiza que essas iniciativas são importantes para o bem de todos, colaborando para diagnosticar, detectar e combater os possíveis criadouros, o que reflete na melhoria da saúde e na prevenção de doenças.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 1 de fevereiro de 2024 às 17:53:36