DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
A blitz educativa da Prefeitura de Cuiabá de conscientização contra o assédio e importunação alcançou mais de duas mil pessoas nos dias 09, 10 e 12.
A estimativa foi da Secretaria Municipal da Mulher, em conjunto com o Núcleo de Apoio à Primeira-dama e a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).
Segundo a titular da pasta, Cely Almeida, a abordagem com os populares foi bem recebida, principalmente sob o ponto de vista da orientação e sensibilização social.
Clique e entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais e receba todas as notícias na sua mão.
Siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.
“Os homens receberam todos nós muito bem, o que demonstra que Cuiabá tem tido um Carnaval de bastante consciência e respeito com as mulheres. Buscamos alertá-los sobre os limites, com nossos panfletos, e orientar as mulheres sobre como buscar seus direitos e os canais de denúncia”, explicou.
A iniciativa buscou fazer cumprir o protocolo “Não é Não”, aprovado em lei federal, que busca proteger mulheres e prevenir o assédio em ambientes festivos como bares, casas de show e demais estabelecimentos com venda de bebida alcoólica.
Entre as medidas previstas na lei consta que a vítima tem o direito de ser atendida de maneira rápida pela equipe do estabelecimento; a equipe também tem a obrigação de proteger e afastar a vítima de seu agressor, inclusive do seu alcance visual; em situações de constrangimento, o estabelecimento poderá retirar o acusado do ambiente e impedir seu retorno; caso a vítima decida sair da festa, ela deverá ser acompanhada até o seu transporte.
Foram distribuídos folhetos, cartilhas e demais materiais informativos nos principais pontos da boemia em Cuiabá, como Praça Popular, região que aglomera os principais bares e casas noturnas da Capital.
A conscientização e orientação também foram levadas ao trânsito com a campanha “Carnaval Pode Acabar na Avenida, sua Vida Não”, da mobilidade urbana, que focou na responsabilidade de motoristas e pedestres em busca de um trânsito mais seguro e mais humano durante o período carnavalesco.
“Essas ações demonstraram à sociedade que é possível ter um Carnaval tranquilo, com respeito em família. As campanhas vieram ao encontro do conceito do Carnaval de Cuiabá, que é família, com segurança e que beber e dirigir não combina”, elencou Luciana Zamproni, secretária da Semob.
O Folia Cuiabana 2024, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, levou festividade carnavalesca a centenas de pessoas, em dois pontos tradicionais da cidade, Praça da Mandioca e a Oito de Abril.