https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2024/02/IMG_0928.jpeg

ALMT - Posto TRE - Abril

SUL GLOBAL

Lula defende entrada de mais países africanos no G20

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Em visita oficial a dois países africanos, Egito e Etiópia, o presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva tem reiterado seu compromisso em angariar apoios cada vez mais robustos para as prioridades da presidência brasileira do G20. Neste sábado (17), onde discursou como convidado para a 37ª Cúpula da União Africana – que este ano estreia como membro pleno do G20, Lula reforçou a importância do multilateralismo e o papel dos países do Sul Global na construção de um mundo mais justo.

“Tentativas de restituir um sistema internacional baseado em blocos ideológicos não possuem lastro na realidade. A multipolaridade é um componente inexorável e bem-vindo do século 21. A consolidação do Brics como principal espaço de articulação dos países emergentes é um avanço inegável”, destacou o presidente brasileiro. “Sem os países em desenvolvimento não será possível a abertura de novo ciclo de expansão mundial, que combine crescimento, redução das desigualdades e preservação ambiental, com ampliação das liberdades”, afirmou.

Boletim G20 Ed. 41

Download

O presidente Lula se encontrou com o primeiro-ministro da Autoridade Palestina, Mohammad Shtayyeh e voltou a condenar as guerras em curso no mundo atualmente, notadamente em Gaza e na Ucrânia, e defendeu a reforma das instituições da governança global. Segundo ele, a solução para os conflitos passa por “uma ONU fortalecida e que tenha um Conselho de Segurança mais representativo, sem países com poder de veto, e com membros permanentes da África e da América Latina. Há dois anos a guerra na Ucrânia escancara a paralisia do Conselho. Além da trágica perda de vidas, suas consequências são sentidas em todo o mundo, no preço dos alimentos e fertilizantes”.

O presidente reiterou a centralidade de países africanos e do Brasil no combate às mudanças climáticas. “Cuidar também da saúde do planeta é nossa prioridade. O imperativo de proteger as duas maiores florestas tropicais do mundo, a Amazônica e a do Congo, nos torna protagonistas na agenda climática. Os instrumentos internacionais hoje existentes são insuficientes para recompensar de forma eficaz a proteção das florestas, sua biodiversidade e os povos que vivem, cuidam e dependem desses biomas”, destacou.

ALIANÇA GLOBAL CONTRA A FOME E A POBREZA
WhatsApp Image 2024-02-16 at 12.17.40.jpeg

Uma das prioridades brasileiras da presidência do G20, o combate às desigualdades, com a criação de uma Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, foi um dos destaques da viagem do presidente Lula aos países africanos.

Ele e a primeira-dama, a socióloga Janja Lula, desembarcaram em Adis Abeba com uma camiseta com referência à Aliança e convidaram os países a fazerem parte desta ação urgente contra a fome e a pobreza no mundo. Em seu discurso, Lula citou o bem-sucedido programa brasileiro Bolsa Família como exemplo de ação que pode ser replicada em outros países.

Acesso a vacinas, investimentos em saúde, renegociação de dívidas dos países pobres e em desenvolvimento e alertas quanto à concentração de tecnologias como inteligência artificial, todos temas de grupos de trabalho do G20, foram pontos citados pelo presidente Lula em seu discurso.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 19 de fevereiro de 2024 às 15:41:07