https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2023/08/36-25.jpg

ALMT - Posto TRE - Abril

CATIVO EFÊMERO

Polícia cumpre mandados contra associação criminosa especializada em sequestros relâmpagos

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Getty Images/iStockphoto

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos Automotores (DERFVA), deflagrou na manhã desta quinta-feira (22.02), a Operação Cativo Efêmero, para cumprimento de mandados de prisão e busca e apreensão contra envolvidos em crimes de associação criminosa, roubo e extorsão na modalidade “sequestro relâmpago”, na região metropolitana de Cuiabá.

Na operação são cumpridas três ordens judiciais, sendo dois mandados de prisão e um de busca e apreensão com alvo em uma associação criminosa responsável por uma série de crimes na modalidade, ocorridos entre os meses de dezembro de 2023 e janeiro de 2024.

O modo de ação dos criminosos consistia em abordar as vítimas em locais estratégicos, efetuar o roubo do veículo e mantê-las em reféns, enquanto as coagiam a realizarem transferências bancárias.

Clique e entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais e receba todas as notícias na sua mão.

Siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.

Para prática do crime, os suspeitos simulavam um acidente, dando uma pequena batida atrás do veículo das vítimas, que quando desciam do carro para verificar o dano, eram rendidas.

Além disso, os suspeitos utilizavam os cartões das vítimas, enquanto elas estavam com a liberdade cerceada, para fazer compras em lojas de luxo de shoppings da capital.

As investigações da DERFVA apontaram que os criminosos eram extramente violentos durante a prática dos crimes, visto que agrediam as vítimas e as ameaçavam com armas de fogo. Em uma das ações criminosas efetuadas pelo grupo, uma das vítimas, por desespero, tentou saltar do veículo em movimento e acabou tendo a perna quebrada. Mesmo ferida, foi recolocada no veículo pelos criminosos e ameaçada, tendo seus pertences subtraídos, inclusive o veículo.

O delegado responsável pelas investigações, João Paulo Firpo Fontes, destacou a complexidade dos casos e a dedicação das equipes policiais no desmantelamento da quadrilha. “A Operação Cativo Efêmero é fruto de um árduo trabalho de investigação realizado por nossas equipes, comprometidas em desvendar esse esquema criminoso e garantir a segurança da população”, disse o delegado.

Por outro lado, o delegado titular da unidade, Diego Alex Martimiano da Silva, ressaltou a importância dos detalhes minuciosos da investigação. “Cada elemento coletado e analisado durante esta investigação foi fundamental para reunir elementos informativos e desmantelar esse grupo criminoso”, afirmou.

Entre as diversas técnicas de investigação utilizadas para a identificação dos criminosos, chama a atenção a análise das imagens das câmeras de segurança de um Shopping Center de Cuiabá, onde os criminosos foram flagrados efetuando compras com os cartões das vítimas, que foram coletadas e analisadas pelas equipes de investigação.

Além disso, a investigação resultou na identificação do veículo utilizado como apoio pelos criminosos em, pelo menos, dois dos sequestros relâmpagos perpetrados. A apuração angariou elementos de informação da participação dos integrantes do bando criminoso em, pelo menos, três sequestros relâmpagos ocorridos na capital entre os meses de dezembro de 2023 e janeiro de 2024.

A operação continua com a análise dos elementos de informação obtidos e caminha para novos desdobramentos investigativos. “Deste modo, a DERFVA reforça seu compromisso em garantir a segurança e a tranquilidade da população, agindo de forma firme e eficaz contra a criminalidade. A Operação Cativo Efêmero representa mais um passo importante no combate a essa espécie de delito e na busca pela justiça para as vítimas desses crimes violentos”, destacou Martimiano.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 22 de fevereiro de 2024 às 15:31:31