https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2024/02/2024-02-27-10-34-090a0362-65ddf2feb61cd.jpg

ALMT - Posto TRE - Abril

SINAL VERMELHO

Cuiabá tem infestação predial e corre risco de epidemia da dengue

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

José Ferreira

Apesar da baixa nos casos em relação ao ano passado, o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) mostra que a cidade de Cuiabá está com Índice de Infestação Predial (IIP) muito além do recomendado pelo Ministério da Saúde, gerando risco de epidemia no município.

O LiRAa é feito a partir da realização de 27 conglomerados de bairros, em 21 desses conglomerados há alto risco de epidemia da dengue.

Em 6 conglomerados o risco é médio e nenhum dos conglomerados possui baixo risco, o que seria o ideal. Veja o levantamento completo no arquivo em anexo.

Clique e entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais e receba todas as notícias na sua mão.

Siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.

O IIP registrado em Cuiabá, a partir do trabalho realizado pelos agentes de endemias, é de 6,0, quando o ideal é que o índice esteja abaixo de 0,99. Todos os dias 225 agentes de combate a endemias saem às ruas de Cuiabá conscientizando a população em visitas aos moradores dos bairros.

Os agentes de combate a endemias trabalham com a meta de visitar 800 a 1000 imóveis, a cada 45 dias, fazendo a visita e avaliação dos imóveis, até completar a visitação por zona. Nos casos em que existem casos suspeitos de dengue no imóvel, é realizado o bloqueio do imóvel e a aplicação do larvicida. Até o momento, mais de 87 mil imóveis foram visitados.

Segundo Jussara Márcia Lurk, gerente de Animais Sinantrópicos do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, o índice alto ainda não se reflete no aumento dos casos em Cuiabá em relação ao ano passado por conta da circulação do vírus da dengue.

“Se o vírus já circulou e a população teve contato não vai adquirir novamente”, afirmou Jussara. “São quatro sorotipos, se o paciente já pegou o sorotipo 1 não pegará novamente, nós temos muitos casos de jovens e adolescentes porque eles provavelmente não tiveram contato com o vírus que circula”, completou.

Jussara explica que não é responsabilidade da prefeitura de Cuiabá a limpeza de imóveis particulares ocupados ou não, como terrenos baldios. Nos casos de suspeita de focos de dengue em imóveis ocupados, a população pode entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses através do número 65 3318 6059. Nos casos de imóveis abandonados, ou seja, terrenos baldios, a população deve entrar em contato com a Secretaria de Ordem Pública pelo número 65 3616-9614.

Segundo Oscarlino Alves, secretário-adjunto de Atenção Especializada em Saúde, é importante que a população entenda que a responsabilidade pela limpeza de imóveis particulares, abandonados ou não, são dos proprietários.

“Recebemos muitas ligações de pessoas incomodadas com terrenos baldios, estas reclamações são encaminhadas à Secretaria de Ordem Pública e a pasta aplica multas e notifica o proprietário, é importante que a população saiba que é tecnicamente impossível que a prefeitura limpe terrenos que são de propriedade particular, essa é uma prerrogativa do proprietário”, afirmou o secretário.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 28 de fevereiro de 2024 às 14:13:56
  • 28 de fevereiro de 2024 às 14:09:52