https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2024/03/2024-03-04-06-49-dcv-5359-65e5a7528e47f.jpg

ALMT - Posto TRE - Abril

EM CUIABÁ

Pacientes se emocionam ao receber próteses dentárias

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Davi Valle

“Muito melhor, sem comparação. Posso sorrir com motivação, além de que melhorou para eu comer. Tinha muita dificuldade na mastigação. O que a gestão municipal está fazendo para a população que não pode arcar com os custos na área da odontologia é muito, só agradecer”, relatou a moradora do bairro Vila Nova, Mara Gonçalina da Silva, 43 anos.

Ela foi uma das 52 pessoas que receberam prótese dentária no Centro de Especialidade Odontológica (CEO) do bairro Tijucal, na manhã de sábado (2). Há 10 anos ela vivia sem dois dentes, que a incomodavam inclusive esteticamente.

Com a iniciativa da Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Saúde, foram contemplados pacientes de diversos bairros, como Osmar Cabral, Pedra 90, Santa Terezinha, Jardim dos Ipês e da zona rural, totalizando 104 próteses entregues, pois alguns pacientes receberam duas, sendo a prótese inferior e a superior.

Clique e entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais e receba todas as notícias na sua mão.

Siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.

A programação de entrega vai até abril, totalizando cerca de 700 próteses. O público beneficiado varia entre 30 e 80 anos, portanto, não se trata só de prótese total, mas também a parcial removível.

O filho de Mara, André Marcos Quintino da Silva, 26, também foi beneficiado. Diferentemente da mãe, que precisava de uma prótese parcial, a dele foi para quase todos os dentes. “Por falta de cuidado. Mas, graças a Deus ele também conseguiu. E não demorou, achei que foi rápido. Agora o sorriso dele é outro”, avaliou a mãe. “Muito boa essa iniciativa do Município, através do CEO, eu vou poder sorrir melhor”, disse André.

Simeão Conceição Abadia, 59 anos, do bairro Jardim Gramado, estava com as próteses desgastadas e precisou trocá-las. No sábado, também recebeu as novas. “Estou me sentindo ótimo. Eu vim para o CEO encaminhado pela Unidade Básica de Saúde do Parque Ohara, e fui muito bem atendido. Hoje saio daqui muito satisfeito”, declarou.

Já os idosos, entre eles um paciente de 75 anos, chegaram bem cedo para buscar os novos dentes. “Antes de abrir para atendimento já tinha gente aguardando”, explicou uma das atendentes.

Para o profissional da odontologia, o resultado também é muito importante, tendo em vista o que representa para o paciente, ajudando a desenvolver melhor a parte mastigatória, que influencia na digestão e, consequentemente, na estética. “As pessoas ficam muito felizes ao receber a prótese, algumas delas até se emocionaram. Tudo ocorreu tranquilo, de forma agendada, com a participação de mais de sete dentistas nessa ação. E continuará nas unidades de saúde. Esse mutirão foi para agilizar o trabalho”, pontuou o dentista e secretário-adjunto de Atenção Primária, José Ricardo de Amorim Santana, que também realizou atendimentos na ação.

Muitos pacientes estavam aguardando há muito tempo. Segundo o secretário, Cuiabá tem um déficit muito grande em relação à parte de prótese dentária. Houve uma pausa na confecção delas por conta da pandemia (também o período da Intervenção Estadual que perdurou de março a dezembro que não deu para acompanhar o processo). “Agora está sendo retomado, organizando os tratamentos. Só de próteses serão entregues mais de 700, durante a programação do mês de março e abril. E concomitantemente a essas entregas, continuam os tratamentos nas unidades e sendo feitas as moldagens”, disse o secretário.

A perda dentária dos pacientes varia de situação, desde problema periodontal, fraturas, até acidentes. Por isso, há pessoas jovens que precisam da prótese e muitas vezes não conseguem devido à condição financeira. Outros estão há muito tempo, tem caso de paciente com 30 anos usando a mesma, portanto, já desgastada.

“A administração municipal deu um respaldo tão grande para a odontologia, que com ela, foi feita uma ampliação de mais de 60 equipes de odontologia nos PSFs (Posto de Saúde da Família). A gestão do município preconiza que os PSFs que foram ou estão sendo construídos, a exemplo do Jardim Passaredo que foi retomado, do Pedra 90 III e IV, CPA IV que está sendo retomado, todos terão saúde bucal. Então, essa gestão deu uma atenção importantíssima para a saúde bucal. A saúde começa pela boca, então deu um start muito grande para a saúde”, destacou o secretário.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *