https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2024/01/311-6.jpg

ALMT - Posto TRE - Abril

PRONTO SOCORRO

SMS zera fila de tomografias em 5 dias com mutirão de exames

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Luiz Alves

Em dois dias, o corredor do Setor de Imagem do Hospital Municipal Pronto-Socorro de Cuiabá (HPSMC) ficou vazio. Jorge Souza, responsável técnico pelo setor, caminhava tranquilamente durante a manhã desta sexta-feira (22) no local, onde cerca de 200 pessoas passaram na última semana.

A tranquilidade de Jorge pode ser explicada pelos números: em apenas cinco dias, a Secretaria Municipal de Saúde zerou uma fila de 2100 exames de tomografia, de pacientes que esperavam em média 3 meses, graças ao mutirão que está sendo realizado no antigo Pronto-Socorro e no Hospital São Benedito.

“Esses exames que nós fizemos custam na rede particular até R$500, em muitos casos é possível ver o paciente contando moedas para pagar exames do tipo em hospitais particulares”, diz Jorge ao comemorar a fila zerada após a semana intensa de trabalho. “O que aconteceu foi muito bom porque tem muita gente que precisa e não tem condições”, completou.

Clique e entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais e receba todas as notícias na sua mão.

Siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.

Depois do início do mutirão, entraram na fila de espera 97 pacientes entre os dias 19 e 21 de março. Os novos pacientes estão sendo regulados e também serão contemplados até o fim do programa de exames.

O trabalho de enfermeiros, médicos, técnicos de radiologia e outros profissionais que fizeram parte do mutirão começou na segunda-feira (18) e vai até o dia 21 de abril, no caso do Hospital São Benedito e até o dia 3 de abril, no Hospital Municipal Pronto-Socorro de Cuiabá. A ideia de realizar o trabalho partiu da Central de Regulação do município em conjunto com as diretorias dos dois hospitais.

Exames em três turnos

Deniellen Nelian, diretora administrativa do antigo Pronto-Socorro, diz que na unidade o atendimento foi de 100 vagas por dia e em dois dias foram realizados 90% dos atendimentos previstos. Tanto no São Benedito como no Pronto-Socorro foram realizados atendimentos dos exames de manhã, de tarde e à noite, até as 22 horas.

“Toda a equipe do Setor de Imagem ficou à disposição do mutirão, em torno de dez pessoas seguem trabalhando, o muitrão não atrapalha o fluxo natural do hospital, que está transcorrendo e os pacientes que vem com esse agendamento eletivo são atendidos por ordem de chegada”, completou.

O secretário de Saúde de Cuiabá, Deiver Teixeira comemorou o resultado. “A determinação do prefeito Emanuel Pinheiro é a de que Cuiabá tenha uma saúde de ponta, quando vemos resultados como esse é um sinal de um trabalho bem feito”, afirmou.

Paulo Rós, secretário-Adjunto de Atenção Hospitalar e Complexo Regulador, o trabalho conjunto da Central de Regulação com as unidades hospitalares mostrou a força do trabalho coletivo dentro da Secretaria de Saúde. “A forma como conseguimos destravar esse gargalo é sinal verde para que toda equipe siga nesse mesmo ritmo, os bons resultados nos alegram”, afirmou.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 25 de março de 2024 às 12:05:57