https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2023/09/BANNER_Pesquisa-de-setembro-mostra-crescimento-no-indice-de-confianca-do-comerciante-em-Cuiaba-1536x716-1.jpg

ALMT - Posto TRE - Abril

VARIAÇÃO NEGATIVA

Comerciantes de Cuiabá oscilam em nível de confiança em março

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Reprodução

A pesquisa que acompanha o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) em Cuiabá voltou a apresentar variação mensal negativa no mês de março, de -1,4%, depois de registrar leve aumento no mês anterior.

Apesar do recuo e atingindo 107,6 pontos, o índice atual voltou a ficar 0,5% superior no comparativo com o mesmo período do ano passado, quando somava 107,1 pontos.

O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, destaca o retorno do índice ao nível superior no comparativo anual. “Mesmo com o cenário de queda, há um crescimento na avaliação anual, o que pode voltar a ocorrer nos próximos períodos, a depender, principalmente, das expectativas quanto às condições da economia do país e do comércio”.

Clique e entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais e receba todas as notícias na sua mão.

Siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.

Dentre os componentes da pesquisa, o subíndice Condições Atuais do Comércio apresentou maior recuo mensal, de 8,7%, seguido do Nível de Investimento das Empresas, 4,9%. Já o Indicador de Contratação de Funcionários foi o único que apresentou variação positiva no mês, de 5,1%.

Sobre a expectativa de contratações, 44,1% afirmaram que pretendem aumentar um pouco o quadro de funcionários e outros 21,1% pretendem aumentar muito. Quando perguntado sobre o nível de investimento da empresa, 37,4% disseram que está um pouco maior em março, além disso, 63,0% responderam que a situação dos estoques está adequada no momento.

Wenceslau Júnior salienta que “quando analisados os subíndices, é interessante observar o salto no indicador de contratação, de mais de 10% no comparativo com o mesmo período do ano anterior, o que impacta em alto grau na economia local, já que o setor emprega grande parte dos empregos da cidade”.

Segundo dados analisados pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT), no que se refere ao índice nacional, observou-se uma variação positiva de 2,2% em março sobre o mês anterior, chegando a 109,2 pontos, pouco acima do registrado na capital. No entanto, a pesquisa nacional está menor em 2,7% na comparação com o mesmo mês de 2023 e a avaliação é de que as expectativas se mostram dependentes também da relação de acesso ao crédito dos consumidores e os segmentos de itens essenciais apresentam otimismo maior.

“O índice em Cuiabá se mostra próximo do averiguado no nacional e ambos se mantêm acima dos 100 pontos, marco de satisfação, ou seja, quando o índice se mostra abaixo disso há um indicativo de pessimismo, o que não ocorre na capital desde agosto de 2020”, completa o presidente da Fecomércio-MT.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 2 de abril de 2024 às 21:06:25