https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2024/04/2024-04-02-17-56-088a4610-660c7effacee3.jpg

ALMT - Posto TRE - Abril

REFERÊNCIA

Márcia comemora impacto social do programa Qualifica com quase 7,3 mil certificados

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Emanoele Daiane

O impacto social do programa Qualifica Cuiabá foi comemorado pela primeira-dama Márcia Pinheiro durante a certificação de 47 mulheres, nesta terça-feira (03), no bairro Nova Esperança II, das turmas dos cursos de técnicas em Maquiagem e Tranças, promovido pela Prefeitura de Cuiabá, via Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico.

Segundo ela, a iniciativa criada em 2018, que já capacitou mais de 7,3 mil pessoas, trouxe grandes avanços socioeconômicos na capital, tanto no cenário anterior à pandemia e, consequentemente, no processo de retomada econômica pós período pandêmico.

“Hoje são 47 mulheres recebendo seu certificado, mas nós já entregamos mais de 7 mil, ao longo dos anos. Grandes contribuições o Qualifica já proporcionou, resgate social de violência doméstica, queda no número de desemprego e aumento do trabalho informal. Realmente é uma grande política pública que ficará marcada na capital”, frisou.

Clique e entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais e receba todas as notícias na sua mão.

Siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.

Em 2019, no segundo ano do programa, Cuiabá figurou entre as 10 capitais que mais criaram vagas de emprego informais. Além disso, no mesmo ano, foi registrado zero número de feminicídio, o que fez o Judiciário estadual reconhecer o Qualifica como uma das ferramentas de combate à violência doméstica e familiar.

Já em 2021, o programa foi peça importante no processo de retomada da economia constante como um dos pilares do plano intitulado programa Pra Frente Cuiabá, sendo mecanismo de capacitação para determinadas áreas mapeadas em que constava demanda de mão de obra qualificada.

Foram mais de 2 mil vagas de cursos com parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial e Comercial (Senai e Senac).

Entre as áreas direcionadas, esteve o ramo da hotelaria, em parceria com a Associação Brasileiras da Indústria de Hotéis, no qual a prefeitura oferecia o curso e com o encaminhamento para as vagas de emprego.

“Esses cursos realizados nas comunidades carentes e periféricas acabam ajudando essas pessoas a se inserirem no mercado de trabalho porque, muitas vezes, elas não possuem condições de se deslocar ao centro ou mesmo pagar um curso”, contou Wanderson Rodrigues, presidente da Associação do bairro Nova Esperança II.

O Qualifica também ganhou projeção com o Cuiabanco, inaugurado pelo prefeito Emanuel Pinheiro, o programa de linha de crédito que oferece suporte para os alunos do Qualifica que pretendem empreender, após a conclusão dos cursos.

A iniciativa também coordenada pela Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico tem o aporte financeiro na faixa de R$ 25 milhões com o foco na geração de emprego e renda, consequentemente, de estímulo ao crescimento da economia local, por meio da disponibilização de valores consignados aos pequenos e médios empreendedores com juros zero na oferta de até R$ 5 mil.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 4 de abril de 2024 às 15:02:42
  • 3 de abril de 2024 às 21:02:09