https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2024/04/WhatsApp-Image-2024-04-09-at-15.17.52.jpeg

ALMT - Posto TRE - Abril

EDSON MENDES

Colhendo os frutos da sustentabilidade

EDSON MENDES

Nos últimos anos, tenho me dedicado a falar sobre os impactos positivos da sustentabilidade nas atividades do agro. Por meio de artigos e entrevistas, sempre ressalto que cuidar do meio ambiente, além de cuidar do planeta e melhorar nossa saúde, também traz lucratividade aos produtores. E como o aprendizado é melhor quando parte do exemplo, no artigo de hoje trago dois casos de sucesso graças ao empenho de seus profissionais e, claro à sustentabilidade.

Um dos casos mais recentes é a Fazenda Anta Gorda II, de propriedade do Grupo Marcondes, situada na cidade de São José do Rio Claro e da qual sou diretor ambiental. Em acordo com a legislação ambiental, a área possui uma vasta vegetação, que contribui para um ambiente mais fresco, rico em biodiversidade e com ar mais limpo para se respirar.

Mas estes não são os únicos benefícios do cuidado com o meio ambiente, que também proporciona uma melhor qualidade da água e do solo. Essa política sustentável proporcionou um espaço mais acolhedor e aconchegante à produção também de gado. Os animais ali criados passam por menos estresse e têm mais qualidade de vida.

O reflexo disso surpreendeu o agro no mês de março: o boi gordo criado ali na propriedade atingiu a impressionante média de 22 arrobas, cerca de 330 kg. O rebanho que atingiu essa média é composto por 174 cabeças. Para se ter uma ideia, a média nacional está em torno de 17 arrobas.

Também sob minha gestão ambiental e liderança da pecuarista Mônica Marchett, o Grupo Mônica tem sido reconhecido internacionalmente pelo melhoramento genético de seu rebanho Nelore e política sustentável. O cruzamento de animais previamente melhorados resulta em um rebanho de maior porte, com melhor produção de leite e fertilidade.

Este aprimoramento contribui para a preservação do meio ambiente, como um efeito cascata. Esse bovino melhorado geneticamente produz mais carne e pode ser abatido mais cedo, diminuindo a área de pasto necessária até a conclusão do processo. O resultado disso é menos desmatamento, mais arborizado e com clima mais fresco, assim como com melhor qualidade do ar.

Esse trabalho rendeu reconhecimento à Mônica Marchett em dezembro, quando foi premiada como maior liderança feminina no Nelore Fest 2023, evento organizado pela Associação dos Criadores de Nelore Brasil (ACNB) e que reconhece os pecuaristas que mais se destacaram ao longo do ano, além dos melhores exemplares do Nelore.

O agro tem uma importante jornada à frente, de desmistificar a pecha de que o agro é inimigo do meio ambiente. Esse discurso levou boa parte da sociedade a acreditar que os produtores são inimigos do planeta, quando a verdade é o setor é fortemente aliado do meio ambiente, além de ser o responsável por impulsionar a economia e gerar empregos.

O caminho é duro e ainda enfrentará mentiras e ataques ao agro, principalmente de quem sequer entende que o agro depende do meio ambiente. Mas, ainda assim, vale a pena levar a verdade e mostrar como o setor está empenhado em cuidar do planeta e contribuir para o desenvolvimento de Mato Grosso e do Brasil.

EDSON MENDES é engenheiro florestal, especialista com MBA em Gestão Estratégica do Agronegócio pela Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia ambientais para grandes grupos e suplente de deputado estadual

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *