DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
Ao som das tradicionais músicas regionais, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, recebeu no final da tarde desta segunda-feira (6) os festeiros e devotos da festa do Senhor Divino 2024 no terraço do prédio da Prefeitura de Cuiabá, com o chá com bolo.
Como de costume, após a abertura oficial das festividades com a tradicional missa realizada no último domingo (5), o Palácio Alencastro, localizado na região central, recebeu as bênçãos da bandeira do Divino Espírito Santo.
Também estiveram presentes os secretários municipais de Governo, Junior Leite, de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, e da Empresa Cuiabana de Limpeza e Serviços Urbanos (Limpurb), João Hauer.
Entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais, siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.
A festa do Senhor Divino é uma das manifestações mais expressivas da religiosidade tradicional mato-grossense, cuja celebração remonta aos tempos do Brasil Império. O prefeito Emanuel, quando deputado estadual, apresentou um projeto de lei que, sancionado em 2013, instituiu a “Festa do Senhor Divino Espírito Santo” da Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá no calendário oficial do Estado. “Para nós, é motivo de honra todos os anos receber as bênçãos do Divino Espírito Santo. Este já é o oitavo ano que recebo a presença desse povo, que mantém viva a fé e a tradição da festa do Senhor Divino. Há onze anos, como deputado estadual, fui autor da lei que instituiu no calendário oficial essa festa, tornando-se patrimônio cultural. Em nome do imperador e da imperatriz, o meu muito obrigado por manterem acesa a chama da tradição cuiabana, dos nossos valores, costumes e da nossa fé. Que o nosso santo padroeiro, Senhor Bom Jesus de Cuiabá, continue nos abençoando”, declarou o prefeito.
Responsável pela bandeira do Divino Espírito Santo, José Pires, agradeceu imensamente a recepção de toda a equipe do prefeito. “Sempre que tenho a oportunidade de falar sobre o Espírito Santo de Deus, gosto de dizer que o Espírito Santo não é algo apenas para agora, é algo para depois da nossa passagem aqui. O Espírito Santo é algo que não tem começo, não tem fim, é eterno, e com base nessa eternidade, meu sonho, meu desejo é que todos nós estejamos aqui daqui a 500 anos. Muito bem, e lembrando deste 6 de maio de 2024”, declarou Pires, como é conhecido.
A imperatriz Maria Cláudia Oliveira Martins fez questão de exaltar a importância do Senhor Divino para a cultura cuiabana. “Vamos manter a cultura, porque, como eu digo, um povo sem cultura é uma pessoa sem memória, uma pessoa sem história. Então, precisamos resgatar essa parte cultural, essa parte da tradição. É muito bonito quando as pessoas saem com a bandeira, a fé do povo, a devoção; as pessoas vêm e pedem para colocar a coroa, pedem para beijar a bandeira. Não podemos deixar que isso acabe com o tempo”, disse Maria Cláudia.
As festividades começaram no último domingo e agora é o período em que a bandeira passa pelos principais pontos da cidade, como residências, empresas e repartições públicas. No dia 17 de maio, ocorrerá o tradicional baile de gala e para encerrar, no dia 19, um domingo, acontece a procissão, seguida da missa e da quermesse na Praça Alencastro, aberta para toda a população. O imperador da festa, Humberto Celestino, também expressou sua alegria por liderar a organização de um evento tão importante para Cuiabá. “É bonito ver a fé do povo cuiabano. É uma tradição mantida há quase duzentos anos. Agora, em 2024, é a 195ª edição. Nosso muito obrigado por mais uma vez, o prefeito Emanuel Pinheiro e toda a sua equipe, nos abrir as portas do palácio para receber as bênçãos do Divino Espírito Santo”, ressaltou Humberto.