DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
O projeto “Meu Primeiro Emprego” vem despertando boas expectativas nos jovens de escolas da rede pública de ensino de Rondonópolis ao receberem informações e orientações para garantirem uma vaga no mercado de trabalho.
Essa ação, que conta com emenda parlamentar do deputado estadual Thiago Silva (MDB), executada pelo Instituto Produz e Senac em parceria com a Diretoria Regional de Educação (DRE), vai atender mais de 10 unidades com mais de 1 mil alunos beneficiados.
“Buscamos investir na educação e em nossos jovens que são o futuro da nossa nação. Às vezes, por falta de conhecimento como fazer um currículo ou se comportar em uma entrevista de emprego, acabam perdendo uma oportunidade de emprego. Ao terminarem o ensino médio ou técnico, o jovem se depara com barreiras, principalmente por falta de experiência profissional. Esse projeto vem ajudar a dar o direcionamento correto para que possam ser inseridos no mercado de trabalho com as vagas disponíveis em Rondonópolis”, comenta o parlamentar.
Entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais, siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.
O diretor Jesiel Cardoso Reis da Escola Estadual Marechal Dutra demonstrou a satisfação da escola estar sendo contemplada com o projeto “Meu Primeiro Emprego” para aprimorar os jovens que desejam trabalhar e ter a sua autonomia financeira. “Muito importante receber esse tipo de informação no ambiente escolar, ainda mais devido a demanda de emprego existente em nossa região, sejam empregos diretos ou indiretos. Os jovens ainda não estão sabendo como participar de um processo seletivo e é válido essa formação e aperfeiçoamento para garantirem a vaga de trabalho”, posicionou.
Na mesma unidade escolar, a estudante Raianne Nogueira, 17 anos, diz que já se deparou com dificuldades para ingressar ao mercado e continua na busca de oportunidades. “Com esse projeto, vejo que será possível ir mais longe. Creio que vamos conseguir melhorar o currículo e ter uma visão melhor do mercado de trabalho, de onde gostaríamos de trabalhar e de se comunicar melhor ainda”, comentou a jovem.
Os alunos da Escola Estadual Silvestre Gomes Jardim, também foram contemplados com o projeto “Meu Primeiro Emprego” tendo a oportunidade de aprender sobre oratória, elaboração de currículo, técnicas de vendas e orientações como se portar em uma entrevista de emprego para o sucesso na carreira profissional. “Estou trabalhando como chapeiro de cozinha, mas antes eu usei a Internet para saber como participar de uma entrevista de emprego. Ter o meu dinheiro próprio me torna mais livre financeiramente. Minha dicção não era muito boa e este curso vai me ajudar muito na oratória e como atender o público”, disse o estudante Gustavo Soares de 16 anos.