DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
O deputado estadual Wilson Santos esteve na manhã desta quinta-feira (11), no município de Sapezal (550 km de Cuiabá). Ele participou de visita técnica à Escola Estadual Luiz Furtuoso da Silva, junto com o secretário executivo da Secretaria de Estado de Educação, Amauri Monge Fernandes.
O objetivo foi vistoriar as obras inacabadas executadas na unidade e que apresentam problemas. Ficou decidido que a Seduc irá aportar recursos para uma nova reforma geral, mas que reparos imediatos já podem ser feitos pela direção da unidade com recursos repassados anualmente à unidade.
“Verificamos o s problemas e de imediato autorizamos o uso de parte do Recurso Único (dinheiro repassado anualmente as unidades escolares), para obras emergenciais, como instalações elétricas, pintura e outros reparos. Em seguida, faremos novo convênio com a prefeitura para ampliar a escola com a construção de novos refeitório e quadra esportiva”, explicou Amauri.
“Para as obras emergências o dinheiro já está na conta da escola e as obras começam nos próximos 20 dias e devem ser finalizadas até o fim do ano. Neste prazo, assinamos o convênio para a execução da ampliação da escola que começa no início de 2025”, completou.
Acompanhados do prefeito Valcir Casagrande, da secretária municipal de educação, Camila Araújo da Silva e de vereadores, a comitiva ainda visitou o terreno, no bairro Primavera, onde será construído o colégio integrado, novo modelo de unidade educacional do estado. O projeto contempla 24 salas de aula, ambiente administrativo, refeitório, piscina, vestiários e quadra poliesportiva; tudo climatizado. As obras também terão início a partir de 2025.
“Sapezal teve uma explosão demográfica, passando de 1,5 mil habitantes para 30 mil hoje em dia. Portanto, a demanda por educação também é gigantesca. Com a reforma da Luiz Frutuoso e a construção do Colégio Integrado, a cidade ganha dois presentes que vão equacionar este problema. Nos próximos meses deveremos retornar aqui para assinatura dos convênios nesta parceria Estado, Município. O governo aportará recursos e os projetos e a prefeitura fará a execução das obras. Estou certo que a Assembleia Legislativa está satisfeita em constatar e avalizar mais esta parceria de sucesso pela educação mato-grossense”, disse o deputado Wilson Santos.