https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2024/07/WhatsApp-Image-2024-07-18-at-09.03.22.jpeg

ELEIÇÕES 2024

Neto Gouveia, possível candidato a vice-prefeito de Francis Maris em Cáceres, se filiou ao PL fora do prazo permitido pela Justiça

Da assessoria

As negociações para formação de chapas das Eleições Municipais 2024 avançam em Cáceres e começaram a surgir nomes para compor o quadro de vice-prefeito dos concorrentes. Enquanto a pré-candidata e atual prefeita do município, Eliene Liberato, ainda não definiu possíveis personas para o cargo; o ex-prefeito por dois mandatos, Francis Maris, confirmou nesta quarta-feira, 17 de julho, que Neto Gouveia aceitou o convite, feito ainda em abril, para ser seu vice-prefeito neste pleito.

Empresário e pecuarista, Neto desponta como um nome forte, já que tem grande representatividade nesses setores. Além disso, hoje é filiado ao Partido Liberal (PL), mesmo partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.

No entanto, a filiação de Neto ocorreu em período fora do permitido pela Justiça Eleitoral, que deveria ser no máximo até seis meses antes da data do primeiro turno, que ocorrerá em 06 de outubro. Ou seja, a data limite para filiação partidária realizada após uma desfiliação, com fim de candidatura em 2024, é de 05 de abril deste ano.

Entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais, siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.

Ocorre que Neto era filiado ao PSDB e sua desfiliação foi realizada no dia 08 de abril, mesma data de filiação ao PL, três dias após o fim do prazo permitido pela legislação eleitoral para casos de desfiliação e nova filiação. Caso a candidatura se confirme e seja realizado o registro oficial dela, o que só ocorre após a Convenção Partidária, os concorrentes de Francis podem ajuizar uma impugnação ao registro de candidatura de Neto, o que o impede de concorrer ao pleito. A ação não implica em medidas legais contra Francis, no entanto não se torna positiva, já que ele pode ter que buscar um novo vice no meio do período de campanha eleitoral e perde esse importante apoio.

Além de Eliene e Francis, uma terceira via pode despontar como concorrente à Prefeitura de Cáceres nessas eleições. Os burburinhos dão conta de James Cabral, ex-secretário de Agricultura do município; Professor Leandro, atualmente vereador; Vicente Palmiro, médico e indicado pela deputada Janaina Riva; e Dr. Sérgio, também médico e ex-secretário de Saúde do município.

Cáceres tem hoje cerca de 90 mil habitantes, sendo cerca de 59 mil eleitores. Nas últimas eleições municipais, 44.747 eleitores votaram, sendo 41.620 (93,01%) válidos, 1.313 (2,93%) brancos, 1.814 (4,05%) nulos e 20.092 (30,99%) abstenções. Eliene Liberato, com o vice Dr. Odenilson, foi eleita com 15.881 votos.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *