DA REDAÇÃO/ MATO GROSSO MAIS
[email protected]
Além das discussões globais entre as 23 autoridades ministeriais e demais delegações participantes das reuniões do Grupo de Trabalho de Agricultura do G20 Brasil, o espaço também propicia o avanço de negociações bilaterais entre os diversos países participantes do evento.
Nesta quinta-feira (12), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, recebeu, para uma reunião bilateral, o ministro de Meio Ambiente, Água e Agricultura da Arábia Saudita, Abdulrahman A. Al-Fadley e ressaltou a importância da participação da delegação saudita nas reuniões do G20.
O ministro saudita destacou o fortalecimento das relações entre os países. Desde o início da gestão, Fávaro realizou três missões na Arábia Saudita e apresentou as possibilidades de investimentos na agropecuária brasileiras.
Entre os temas convergentes que mais norteiam as discussões entre os países, está a questão da segurança alimentar diante do desafio da crescente demanda populacional e da necessidade do avanço da produção de alimentos de forma sustentável.
Fávaro reforçou a importância da participação da Arábia Saudita no Programa Nacional de o de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestais Sustentáveis (PNCPD), instituído pelo governo brasileiro, destacando as formas de equacionamento dos investimentos estrangeiros por meio do programa Eco Invest, da Secretaria do Tesouro Nacional (STN).
Outras oportunidades de investimento com retorno para suprir a demanda de segurança alimentar e nutricional da Arábia Saudita também foram apresentadas durante a reunião de forma a possibilitar um maior acesso aos alimentos brasileiros.