DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) realizou no Hospital Municipal de Cuiabá – HMC, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT). A iniciativa visou conscientizar os colaboradores sobre temas fundamentais para a segurança no ambiente hospitalar.
Os dois principais temas abordados foram o assédio moral e sexual no ambiente de trabalho e a prevenção de acidentes com materiais perfurocortantes. A primeira parte buscou orientar os colaboradores sobre o fluxo de atendimento para denúncias, garantindo acolhimento e suporte.
Já a segunda parte visou reduzir os acidentes de trabalho relacionados a perfurocortantes, especialmente entre a equipe de enfermagem.
O presidente da CIPA, Maurício Gauberto de Arruda, considerou a SIPAT um sucesso, ressaltando a importância de um ambiente seguro e acolhedor que promove a humanização nas relações entre os colaboradores. Ele expressou agradecimentos pela participação e reafirmou o compromisso da CIPA com a segurança e bem-estar dos profissionais do hospital.
O diretor do HMC, Paulo Ponce, também destacou a importância dessas ações. “Investir na segurança e no bem-estar dos nossos colaboradores é fundamental. Um ambiente de trabalho seguro não apenas protege a saúde dos nossos profissionais, mas também reflete diretamente na qualidade do atendimento que oferecemos aos nossos pacientes. Cada um de vocês é essencial para que possamos manter a excelência no cuidado que é a nossa missão, ” afirmou.
A programação da SIPAT incluiu palestras educativas, sorteios de brindes, música ao vivo, café da manhã e atividades em grupo, tornando a experiência interativa. Ao final, lembrancinhas foram entregues como reconhecimento pelo compromisso dos colaboradores com a segurança no trabalho.
“Encerramos a SIPAT com um sentimento de gratidão e conscientização. Esta semana foi uma oportunidade valiosa para discutir a prevenção de acidentes e o combate ao assédio. A segurança de todos é uma prioridade, e juntos podemos construir uma cultura de segurança mais forte, ” concluiu o presidente da CIPA. A iniciativa foi realizada em outubro.