DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
A cidade de Cuiabá ganha mais um novo roteiro turístico: a “Rota da Cerveja Artesanal”. O empreendimento foi idealizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT) e lançado oficialmente nesta quinta-feira (05).
A ideia é valorizar os sabores locais e a cultura cuiabana, por isso, foram selecionadas nove cervejarias localizadas na capital para fazerem parte do percurso: BR3, Cuiavera, Haus Bier, LaCerva, Louvada, Meridá, Rocket, Vandoogh e Xaraés.
O gerente da agência Sebrae/MT em Cuiabá, Charles Padilha, destaca a atuação aos pequenos e médios negócios por meio de ações que valorizam os empreendimentos locais.
“Eu agradeço a confiança que os empresários tiveram em nós. Tudo isso se iniciou de um sonho. Nasce um propósito, cria-se um produto e depois se colhem os frutos, como a geração de emprego e renda. O empresário tem um grande poder de mudar essa realidade e é nisso que acreditamos”, pontua.
“É uma realização pessoal e profissional. Nós já estávamos realizando pequenas ações pontuais para este mercado para entende-lo. Mas, só neste ano, conseguimos acessá-lo e compreende-lo mais a fundo. É um mercado que só cresce aqui na cidade e, agora, nós conseguimos fazer esta entrega aos empresários e isso só tende a crescer”, conta a analista técnica do Sebrae/MT, Beatriz Jardim, que afirma que o objetivo é expandir a rota e incluir novas empresas no futuro.
Cervejarias participantes
A Cervejaria Louvada atua há mais de nove anos em Cuiabá, e é uma das pioneiras na produção de cerveja artesanal na cidade. Hoje, a empresa conta com duas fábricas e distribui para outros cinco estados do Brasil e para os Estados Unidos. Para o diretor do empreendimento, Gregório Ballarotti, o novo produto lançado pelo Sebrae/MT servirá como um apoio aos empresários do ramo.
“Nossa marca se destaca pela inovação e pela capacidade de criar conexões genuínas com os nossos consumidores. Por isso, enxergamos a criação da Rota da Cerveja Artesanal pelo Sebrae/MT como uma excelente iniciativa, que chega para fortalecer e impulsionar ainda mais um mercado fundamental para a economia da nossa região”, destaca.
O coordenador comercial da Cervejaria Xaraés, Mateus Moreira, destaca o reconhecimento do trabalho da empresa ao ser incluída na rota. “Produzimos cerveja de qualidade, com cuidado em cada etapa do processo. Começamos em 2018, investindo em mão de obra qualificada. Em 2022 e 2024, conseguimos a premiação de melhor pilsen do Brasil. Neste ano, também conquistamos o título de melhor hop e de melhor cervejaria do Mato Grosso”, afirma.
Inovação em Cuiabá
Na quarta-feira (05), o Sebrae/MT realizou uma ação com jornalistas e influenciadores digitais para divulgar a rota, percorrendo os nove pontos da cidade. O criador de conteúdo digital, Diórginy Lima, que acompanhou o percurso, afirma que a experiência trazida pela “Rota da Cerveja Artesanal” será inovadora em Cuiabá.
“É uma oportunidade que a gente tem de conhecer as cervejas, as histórias das cervejarias, os pontos turísticos. Também degustamos os sabores, até porque não existe só a pilsen (mais famosa), existem vários outros tipos que, quando são combinados com a comida, também agradam nosso paladar”, ressalta.
A “Rota da Cerveja Artesanal” conta com um perfil na rede social Instagram, acesse pelo link.