DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
Cerca de 1.300 moradores do Distrito de Nossa Senhora da Guia conquistaram o título definitivo de seus imóveis. Trezentos deles receberam o documento na segunda-feira (16), em uma calorosa cerimônia na praça coberta da igreja que leva o mesmo nome do local.
Representantes da Prefeitura de Cuiabá, do Judiciário, do Governo do Estado, do Legislativo estadual e municipal, o presidente da Associação dos Moradores do Distrito, o Consórcio Vale do Rio Cuiabá e a tabeliã interina do cartório do 2º Ofício, que também é titular do cartório de Nossa Senhora da Guia, Ana Maria, prestigiaram o evento, que é um marco na história local e aguardado há mais de 30 anos pelos moradores.
O secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Wilton Coelho, reforçou o compromisso da gestão Emanuel Pinheiro em garantir dignidade às famílias com a entrega dos títulos.
“Trago aqui o abraço do prefeito Emanuel Pinheiro, que não pôde ficar o tempo necessário porque tem um voo para Brasília, onde irá tratar de assuntos importantes para a nossa cidade. Parabenizo a todos os envolvidos na realização dessa titulação aos moradores de Cuiabá e, hoje, aos do Distrito da Guia. Esta é apenas uma parte dos títulos; os demais serão entregues em breve, totalizando mais de mil documentos. Parabenizo também o vereador Marcrean Santos, que deu início a esse trabalho quando esteve à frente da Secretaria de Habitação do Município, e que nós continuamos dando celeridade a essa ação. A parceria entre os poderes funciona, dá certo e amplia os benefícios para essas pessoas”, destacou.
Ainda esta semana, a Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, entregará títulos nos bairros Parque Nova Esperança II e Alvorada.
“Hoje é um dia de muita alegria para todos os moradores do Distrito, porque faz muito tempo que estamos esperando isso. Para nós, é uma felicidade ter esse título em mãos, pois é muito difícil, às vezes, precisar de um documento e não ter a escritura da sua casa. Então, este dia é muito gratificante”, expressou o presidente da Associação dos Moradores do Distrito da Guia, Francisco de Assis.
Entre os contemplados do Distrito está Maria Aparecida de Assis, que mora no local há cinco anos. “Tem gente que aguardava há muito tempo, mais de 30 anos. Eu voltei há cinco anos, mas toda minha família mora aqui. Graças a Deus, consegui. Eu nasci aqui, mas fui embora aos 15 anos e acabei voltando. Todo mundo precisa desse documento, porque agora temos a certeza de que a casa é nossa, e isso valoriza o imóvel”, relatou.
Maria Aparecida Nunes também foi contemplada com o título definitivo. “Ah, desde que cheguei aqui esperava por esse documento! Para mim, é muito importante ter esse título da minha casa. Já esperava há mais de 10 anos. Eu morava no município de Alta Floresta (MT), vendi minha casa lá e comprei aqui, mas foi apenas o terreno, sem documento definitivo, só um contrato. Quando soube que estavam fazendo a documentação, fui uma das primeiras a procurar. Somos quatro irmãos aqui e moramos um perto do outro. Estou muito feliz por ter sido contemplada”, comemorou.
O desembargador Juvenal Pereira da Silva, da Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso (CGJ-MT), falou da satisfação de participar deste momento histórico e de entregar os títulos de propriedade aos moradores do centenário Distrito da Guia, concretizando um sonho aguardado por décadas. “Que este momento de entrega seja lembrado como uma oportunidade para novos sonhos de todos os senhores”, frisou.