DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
Com as festas de fim de ano e a chegada das férias em janeiro, muitas pessoas aproveitam o descanso e o Verão para viajar e curtir momentos ao ar livre. Além de cuidar da pele e se manterem hidratadas, estas pessoas precisam redobrar o cuidado com os olhos, utilizando para isso um acessório fundamental, os óculos de sol.
No entanto, para que este cuidado seja efetivo, é preciso tomar certos cuidados na escolha e na compra dos óculos para evitar problemas futuros.
Médico oftalmologista, José Procópio explica que para que haja uma efetiva proteção não basta que o acessório tenha apenas as lentes escuras.
“O primeiro cuidado é que eles sejam adquiridos em um local com credibilidade, uma ótica, com certificação e procedência. Além disso, ele deve ter a proteção ultravioleta, tanto a UVA quanto a UVB, que garante o bloqueio dos raios solares”, pontua o profissional que atua no Hospital Visão, em Cuiabá.
A proteção aos raios ultravioleta, ressalta o médico, é importante porque o uso dos óculos de sol envolve a dinâmica do funcionamento da pupila, o ponto preto no centro do olho. “A pupila regula a quantidade de luz que entra nos olhos. Em um ambiente claro, ela se fecha e deixa entrar apenas a luz necessária para que possamos enxergar. Do contrário, em um ambiente escuro, ela se expande para que mais luz entre. Se eu uso os óculos de sol sem a proteção, eu forço a pupila a se expandir sem impedir que a radiação afete a retina”.
A exposição excessiva à radiação solar pode causar uma série de problemas de saúde ocular, devido à intensidade dos raios ultravioleta (UV). Entre os problemas mais comuns estão inflamações na conjuntiva e na córnea, desenvolvimento da catarata e, até mesmo, em casos mais raros, de câncer.
Um outro ponto a ser cuidado, pontua Procópio, é que os óculos de sol possuem prazo de validade para os filtros bloqueadores. “O prazo médio é que os óculos sejam trocados a cada dois anos. Mas se as pessoas usam com mais frequência que o normal ou não cuidam das lentes, o ideal é que esse período seja menor”.