
DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

O prefeito Abílio Brunini compareceu na tarde desta quarta-feira (15) na comunidade Rio dos Couros, região rural que liga o bairro Pedra 90 a BR-163/164, para informar aos moradores que não há necessidade de manter as vias públicas bloqueadas como protesto para reivindicar obras de asfalto.
Aos moradores, o prefeito explicou que uma lei aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governo estadualizou a rodovia, cabendo ao Governo de Mato Grosso a responsabilidade pelas obras.
“Enquanto agente político, posso abrir diálogo com as autoridades estaduais e solicitar providências. A Prefeitura de Cuiabá também vai contribuir com ações via secretária de Obras para manter condições de tráfego de veículos e pedestres”, disse.
O secretário de Obras Públicas, Reginaldo Teixeira, pediu compreensão dos moradores da comunidade, lembrando que o bloqueio de vias públicas atrapalha o trajeto de caminhões de lixo, que percorrem a região. Com uma área de 100 hectares, o aterro sanitário localizado na Pedra 90 atende o município desde 2023.
“A comunidade compreendeu nosso pedido e vamos abrir diálogo com o Governo do Estado para atender os moradores”, destacou.
O líder comunitário Osvaldo de Souza Brito alega que a quantidade de fluxo de veículos prejudicou a comunidade que existe há 100 anos. Segundo ele, sua esperança é que a gestão do prefeito Abílio Brunini traga também o desenvolvimento a partir da pavimentação asfáltica.
“Estou com fé nesta administração. Não temos estrada, não temos nada. A vinda do lixão acabou com nossa estrada. São 24 horas de caminhão de lixo e de entulho. Queremos pavimentação asfáltica”, questionou.
A professora Inez Soares de Melo teme prejudicar o início das aulas. Segundo ela, o ônibus escolar precisa passar em frente às chácaras para pegar as crianças. “A preocupação como professora, como moradora, é a criança perder aulas e desanimar. O que adianta nós sermos rurais e não conseguirmos formar nossos filhos? A escola Renascer fica a quase 23 km e a estrada não tem condições”.