
DA REDAÇÃO - MATO GROSSO MAIS - ELISA RIBEIRO
redacao@matogrossomais.com.br

Reprodução
Na manhã fria desta segunda-feira (30) moradores da região do Contorno Leste realizaram um pedido em frente à Prefeitura de Cuiabá após receberem ordem de desocupação da área.
Em meio a a gritos de justiça e cartazes nas mãos, mulheres, crianças e famílias inteiras do Contorno Leste clamaram pela atenção do prefeito Abilio Brunini (PL).
Munidos de cartazes, um deles estava escrito: “Abilio, mostre que está com o povo do Contorno Leste”.
O deputado Wilson Santos esteve presente no local e garantiu que o prefeito receberia os moradores para um melhor alinhamento sobre o assunto. Durante o protesto por moradia em frente à Prefeitura de Cuiabá, o parlamentar contestou os dados da SETASC, que apontam que apenas 150 das 4 mil famílias da ocupação seriam vulneráveis. “Isso é uma balela”, declarou. Wilson ainda destacou que Cuiabá enfrenta um déficit habitacional de 30 mil famílias, reforçando a urgência por políticas públicas. Moradores denunciam manipulação dos dados para criminalizar trabalhadores humildes – entre eles moto Ubers, pedreiros e diaristas – que usam CNPJ para garantir sustento, e não por serem empresários.
O gestor municipal deixou seu gabinete e foi ao encontro dos moradores do Residencial Brasil 21, que exigem dignidade, moradia e o fim do abandono social que marca Cuiabá e o estado de Mato Grosso.
Em frente as Palácio Alencastro, Abilio fez questão de elogiar a via e pediu aos deputados estaduais e federais a ajudarem todas as famílias na falta de moradia.
Em seu discurso, o prefeito de Cuiabá, afirmou que os moradores podem perder a casa que construirem. Segundo o gestor, o assunto está sendo debatido na justiça e conforme o Tribunal de Justiça, os imóveis podem ser demolidos. “Estou dizendo dos riscos. Se você fizer, lá na frente, se for realocado, pode perder a construção que você fez. E tijolo é dinheiro, cimento é dinheiro. Às vezes, é a sua economia da vida toda, é o seu dinheiro que você está tirando de comer e colocando lá”, alertou Abilio.
O prefeito de Cuiabá, garantiu que a Prefeitura irá apoiar na realização de estudos e projetos para garantir moradias às famílias necessitadas, mas destacou que a situação está sendo conduzida pela Justiça. Em discurso nesta segunda-feira, 30 de junho, Abilio ainda sugeriu outras opções para solucionar o problema, como parcerias com o Poder Legislativo para aquisição da área e até o rateamento do valor entre os moradores.
Em Abril, o prefeito Abilio Brunini anunciou o projeto “Marco Zero”, que visa regularizar construções que são consideradas irregulares no Contorno Leste e outras áreas de Cuiabá.