
DA REDAÇÃO - MATO GROSSO MAIS - ELISA RIBEIRO
redacao@matogrossomais.com.br

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), rebateu as acusações da vereadora Maysa Leão (Republicanos), após questionar a fila de cirurgias eletivas e exibiu imagens em tempo real do circuito interno da UPA Morada do Ouro, que aparecia sem pacientes no momento da gravação.
“Essa é a UPA da Morada do Ouro agora, terça-feira. Contra fatos não há argumentos. Você já viu ela assim? Então chame do que quiser. O que a gente tá dizendo é: estamos fazendo uma mudança cultural na Saúde de Cuiabá, e essa mudança é, trabalhando para resolver os problemas da Saúde”, afirmou o prefeito à imprensa.
O gestor municipal também disse que a unidade está disponível para visita e que qualquer pessoa pode verificar a situação. “Essa imagem é ao vivo. Eu falo que a vereadora pode ir lá agora, como qualquer um de vocês, façam as imagens.”
Segundo o prefeito, o esvaziamento das UPAs é resultado do trabalho que tem sido feito desde o início da gestão. “Nosso enfrentamento é necessário. Acredito que há um desconhecimento dos números e da realidade”, completou.
“Chega! Basta! É um desrespeito ficar abrindo e dizendo que tá vazio: olha a fila. Eu desafio o prefeito a mostrar a fila de cirurgias eletivas. Cadê as cirurgias eletivas? Cadê as pessoas sendo atendidas? Cadê a gente zerando? Cadê um pronto atendimento digno para crianças que dependem só da Santa Casa?”, afirmou o prefeito de Cuiabá.
Outro lado
Para a vereadora Maysa Leão também criticou a continuidade de falhas no atendimento e disse que a atual gestão não pode seguir responsabilizando a administração anterior, comandada por Emanuel Pinheiro (MDB). “A Saúde de Cuiabá está caótica e não adianta a gente ficar falando que é herança de Emanuel Pinheiro. Estamos entrando no mês sete, nós temos orçamento para melhorar”, declarou.
A vereadora citou ainda a situação da UPA Morada do Ouro como exemplo de unidade que, segundo ela, segue com problemas. Para enfrentar esse cenário, defendeu que os vereadores passem a intensificar as fiscalizações nas unidades. “Foi assim que o prefeito trabalhou, e é assim que nós devemos trabalhar”, disse.
Veja vídeo: