https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/01/WhatsApp-Image-2021-01-29-at-15.10.03.jpeg

ALMT - Posto TRE - Abril

PROJETO RENASÇA

Adriano Ferreira realiza mais três exposições sobre as queimadas no Pantanal

Taiguara Luciano

“O Pantanal ainda queima! Esse importante bioma continua precisando do nosso olhar sensível para respirar novamente”. A declaração é do artista plástico Adriano Ferreira, que novamente dará voz “a dor do Pantanal” por meio da segunda edição do projeto Renasça. Nesta edição, serão três exposições com 10 obras, retratando o cenário devastador que ainda aflige o bioma, mesmo após o fim das queimadas.

Todos os retratos desta edição seguem a mesma linha de produção da primeira. As obras serão pintadas a partir do carvão, terra e cinzas, matérias-primas provenientes das queimadas. Após as exposições, as pinturas irão à leilão e o valor arrecadado, destinado para a recuperação do bioma, como foi feito em setembro de 2020.

Fazendo uma análise a partir das suas idas ao Pantanal, Adriano relata o que seus olhos de artista veem. Ele pontua que a sensação é de que após as queimadas e os primeiros auxílios, as pessoas se esqueceram do ocorrido como se o problema tivesse sido resolvido.

“O bioma continua com grandes resquícios dessa tragédia, todos seus elementos estão sofrendo degradação. Por isso, decidi dar continuidade no Renasça, que em sua primeira edição conseguiu alcançar vários envolvidos nessa luta. Pudemos somar aos trabalhos de Organizações Não Governamentais (ONG’s), grupos de voluntários, famílias ribeirinhas, entre tantos outros. É um trabalho de formiguinha, mas que dá resultados. O Pantanal precisa renascer e juntos, nessa força-tarefa, podemos vencer esse desafio e salvar esse patrimônio natural mundial”, reflete.

As exposições da segunda edição terão início em fevereiro. A primeira acontece de 4 a 13, no Várzea Grande Shopping; a segunda vai ocorrer de 15 a 24 de fevereiro, no Shopping Estação Cuiabá; e a terceira terá as obras expostas de 26 de fevereiro a 7 de março, no Palácio Paiaguás (sede do Governo de Mato Grosso). A entrada é gratuita e cada exposição terá duração de 10 dias, seguindo os horários de funcionamento dos estabelecimentos e órgãos públicos.

Além das exposições, esta segunda fase também contará com a realização de três lives. A primeira será no dia 9 de fevereiro, com o Coronel Bombeiro Militar Paulo André Barroso. O coronel esteve à frente do comando do Posto de Atendimento Emergencial aos Animais do Pantanal (PAEAS Pantanal), na Transpantaneira. A segunda acontece no dia 17 de fevereiro, com o ator Romeu Benedicto. Finalizando, a terceira será em 28 de fevereiro, tendo como convidado o diretor de Teatro Sandro Luccose.

“Com o boom das redes sociais, pensamos na inclusão das lives, levando o debate para além das pinturas, para aumentar o alcance do público. Isso expande o tema, conscientizando cada vez mais pessoas da relevância dessas ações de preservação de biomas como o Pantanal”, explica.

As transmissões das lives acontecerão às 19h, no Instagram do artista plástico: @aff.arte (https://www.instagram.com/aff.arte/).

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *