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Mais equipado, Toyota Yaris XL 2023 se torna a versão mais coerente

Toyota Yaris XL: Mesmo na versão de entrada, carro tem central multimídia, motor 1.5 e câmbio CVT
Guilherme Menezes/ iG Carros

Toyota Yaris XL: Mesmo na versão de entrada, carro tem central multimídia, motor 1.5 e câmbio CVT

Ainda que se mantenha com as mesmas características desde quando foi lançado (em 2018), a linha 2023 fez bem para o Toyota Yaris. Seu desenho externo ganhou novos para-choques, grade e conjunto óptico que contam agora com DRL em LED. Além disso, todas as versões são equipadas com motor 1.5 e câmbio CVT.

O já conhecido motor 1.5 do Toyota Yaris não é exatamente o mesmo de antes. Tem nova calibração para entregar melhorias para reduzir a emissão de poluentes, sem alterações nos números de potência e consumo. Desenvolve 110 cv e 14,9 kgfm (abastecido com etanol), e 105 cv  e 14,3 kgfm (gasolina).

Segundo o Inmetro, com gasolina, o Yaris XL 2023 faz 12,6 km/l (cidade) e 13,8 km/l (estrada). No etanol, faz 8,8 km/ (cidade) e 10 km/l (estrada). O carro se move com a ajuda do câmbio CVT que simula 7 marchas. Pela primeira vez, passam a vir com dois modos de condução (Eco e Sport).

Além disso, desde a versão de entrada (que, no caso, é a do carro dos nossos testes), a central multimídia conta com tela de 7 polegadas sensível ao toque, compatível com Android Auto e Apple CarPlay, com duas novas entradas USB na parte traseira. Ela é fácil de ser utilizada e, para a versão de entrada, não deixa a desejar.

Na questão da segurança, além de como controle de tração (TRC), estabilidade (VSC) e assistente de subida em rampa (HAC), toda a linha já sai de fábrica com sete airbags (um de joelho, dois frontais, dois laterais e dois de cortina).

Ao volante

Interior não tem tantos recursos além da multimídia e tem acabamento razoável
Divulgação

Interior não tem tantos recursos além da multimídia e tem acabamento razoável

O Toyota Yaris Hatchback roda com conforto e precisão . Entretanto, deixa um pouco a desejar com relação ao casamento entre distância da direção e dos pedais, o que prejudica a posição de dirigir . Poderia ter recurso de acerto de profundidade do volante, mas isso não é oferecido.

Apesar do câmbio CVT , o Toyota Yaris é capaz de adaptar o estilo de condução com facilidade. Se quiser agilidade para a cidade, encontramos. Se quiser priorizar a economia de combustível, basta manter o “pé leve” que, automaticamente, vemos acender a luz “eco” no painel.

O espaço para os ocupantes no Yaris também é bom. Atrás, não há nem o túnel central, o que permite boa acomodação para os pés, bem como também ajuda a preservar o espaço para as pernas dos ocupantes das janelas. Algo que deixou a desejar, entretanto, foi o espaço para a cabeça.

Conclusão

O Toyota Yaris 2023 teve a dura missão de suceder o Etios, depois de pouco mais de três anos coexistindo com o “irmão” menor. O que fica dos testes é que o Yaris segue cumprindo a sua tarefa, principalmente na versão de entrada, que naturalmente demanda menos novidades do que as mais sofisticadas, e tem preço honesto para a oferta de equipamentos.

É um carro com boa calibração e ergonomia, tem desempenho satisfatório e números de consumo plausíveis. O isolamento acústico não deixa a desejar, tampouco as perspectivas de depreciação futura — quando se analisa o histórico da perda do valor do modelo, desde 2018.

Ficha técnica Toyota Yaris XL Hatchback

Preço: R$ 93.590

Motor: 1.5, quatro cilindros, flex

Potência:  110 cv (E) / 105 cv (G) a 5.600 rpm

Torque:  14,9 kgfm (E) / 14,3 (G) a 4.000 rpm

Transmissão:  Automático, CVT, tração dianteira

Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / eixo de torção (traseira)

Freios: Discos ventilados (dianteiros) / tambor (traseiros)

Dimensões: 4,14 m (comprimento) / 1,73 m (largura) / 1,49 m (altura), 2,55 m (entre-eixos)

Tanque: 45 litros

Porta-malas: 310 litros 

Consumo: 12,6 km/l (cidade) / 13,8 km/l (estrada) e 8,8 km/ (cidade) e 10 km/l (estrada), com gasolina e etanol, respectivamente

Aceleração de 0 a 100 km/h: 11,8 segundos

Velocidade máxima: 173 km/h

Fonte: IG CARROS

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