Diamantino terá 100% da iluminação com lâmpadas de LED por meio do programa “MT Iluminado”. A ação é executada através de um convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado de Mato Grosso. O município será contemplado com 3.525 Lâmpadas de Led, sendo que 3.025 já foram entregeues, possibilitando o início das substituições em várias localidades. As lâmpadas de LED garantem conforto, melhor segurança e economia.
No total, serão investidos R$1.960.333,55, sendo que o Estado doa ao município as lâmpadas e a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras, realiza a substituição e cadastramento da nova iluminação junto a concessionaria Energisa.
O prefeito Dr. Manoel Loureiro destaca que a nova iluminação representa o avanço da modernização com a tecnologia de LED para a cidade. Um investimento indispensável que proporcionará diversos benefícios para os moradores e também para a economia dos cofres do município.
“Vai garantir maior qualidade ao serviço de iluminação pública ofertado à população e trazer impactos positivos na redução de custos em relação ao consumo de energia e também na manutenção dessas lâmpadas que tem maior tempo de vida útil se comparada às tradicionais. Além disso, os resultados são expressivos para o bem estar dos moradores”, garante o gestor.
Inicialmente, as lâmpadas começaram a ser substituídas na Comunidade Sumidouro (40km) e no Bairro de Deciolandia (130km), locais que apresentavam demandas de serviços de reparos na iluminação pública. Esta semana, os serviços seguem em andamento no Bairro Buriti.
A Secretaria Municipal de Infraestrutura dispõe de uma equipe técnica e o caminhão da iluminação pública para executar os serviços. As trocas efetuadas em dois turnos, seguindo criteriosamente o cronograma de distribuição por bairros, ruas e localifafes situadas na zona rural.
De acordo com o engelheiro eletricista Luiz Gonzaga “o cronograma é imprescindível para otimizar a instalação com melhor logística, além de garantir eficiência e rapidez na substituição e no cadastramento desta nova lâmpada junto a concessionaria, ressaltando que sem o cadastramento não há diminuição na conta de energia paga pelo município”, explica.
O servidor acrescentou ainda que “durante os trabalhos de substituição os reparos de rotina na iluminação pública que ainda não recebeu a lâmpada de led serão executados apenas nas sextas-feira. Lembrando que para substituir a lâmpada comum por led, somente conforme previsto no cronograma”, informa.
O cronograma de troca total das lâmpadas de led do projeto MT iluminado prevê a conclusão em Junho de 2023, todavia, a previsão pode ser alterada em virtude do período de chuva que se inicia no Estado/Região, além das demandas pertinentes a manutenção rotineira.
Fonte: Prefeitura de Diamantino MT