“Eu fiquei em desespero”: essa foi a reação da maquiadora Crislaine Paula, de 29 anos, ao receber dezenas de notificações no Instagram e descobrir que tinham criado um perfil falso seu, anunciando conteúdo pornográfico.
Ela é uma das várias mulheres que foram vítimas de um novo golpe na rede social. Entenda em 4 pontos:
- Quadrilhas têm copiado perfis, principalmente de mulheres, alterando apenas uma letra no nome de usuário, usando a mesma foto do perfil verdadeiro e anunciando que, agora, a pessoa está trabalhando com conteúdo adulto.
- O perfil falso envia mensagens para os seguidores da vítima, divulgando a nova conta e pedindo para seguirem de volta.
- Na bio, há um link para um site de pagamento, hospedado nos servidores Wix e Fansly, contendo imagens mais explícitas do que as do Instagram, como vídeos, gifs e fotos de cenas de sexo. Essas imagens não são das vítimas que tiveram o perfil clonado, mas são usados recursos que dificultam a identificação, como rostos escondidos e filtros para as imagens não ficarem nítidas.
- É nesse momento que vem a segunda parte do golpe: angariar dados de cartão. A criadora de conteúdo Amanda Lemes, de 23 anos, chegou a pesquisar no agregador Reddit sobre o golpe e percebeu que a maioria das reclamações relatadas lá eram de pessoas que cadastraram os seus dados no site e tiveram o cartão clonado.
As vítimas costumam descobrir que sua conta foi copiada, normalmente, quando alguns dos seguidores que receberam a mensagem do perfil falso vão confirmar se é verdade, como foi com a Crislaine.
O que se sabe sobre o novo golpe: