DA REDAÇÃO/ MATO GROSSO MAIS
[email protected]
A Energisa está em alerta em todo o estado de Mato Grosso devido à previsão de temporais, descargas elétricas e ventos de moderados a fortes, entre 40 e 100km/h. A empresa já acionou o regime de contingência, com reforço de equipes devido ao aumento de chamados, em 40 municípios.
As cidades mais afetadas são: Sorriso, Sinop, Alta Floresta, Peixoto de Azevedo, Matupá, Aripuanã, Juína, Confresa, Arenápolis, Juara, Lucas do Rio Verde e Nova Ubiratã.
Em Sinop (479 km de Cuiabá), uma ventania derrubou árvores nas áreas urbana e rural, atingindo a rede de energia. A companhia atua com o apoio da prefeitura, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. Também pede o apoio da população indicando ocorrências pelos canais de contato da empresa, assim como evitando e isolando trechos afetados, principalmente se houver fios partidos e estruturas de rede ao chão.
Segundo o Grupo Storm, que presta consultoria à Energisa sobre o clima, as condições do tempo foram provocadas por uma combinação de fatores em vários níveis. O calor e a umidade próximos ao solo se uniram a vórtices ciclônicos, que são grandes deslocamentos de massa de ar em elevadas altitudes. A soma dos fenômenos potencializou tempestades.
Veja vídeos gravados pelo coordenado da empresa em Sinop: