DA REDAÇÃO/ MAK LUCIA
[email protected]
O governador Mauro Mendes (UB) defendeu a PL 1363/2023 “Transporte Zero” e disse que a medida é necessária para prevenir a extinção dos peixes nas bacias mato-grossenses, na manhã desta terça-feira, 6 de junho, durante coletiva de imprensa no Palácio Paiaguás.
“É um projeto importante. Ninguém aqui tem dúvidas que os peixes estão acabando no estado de Mato Grosso. Só tem dúvida quem não foi pescar 20, 30 anos atrás ou não foi pescar nos últimos tempos. Não é raro ouvir o relato de pessoas que foram pescar e não pegou nada”, disse.
Mendes defende também que a medida vai fomentar o turismo, com a modalidade pesque e solte que está previsto no projeto e gerar riquezas para Mato Grosso ao longo dos anos.
“O turismo de pesca é algo que pode gerar riquezas muito maiores para o estado de Mato Grosso, para sociedade e para os próprios chamados pescadores profissionais. Nós temos relatos de algumas regiões de Mato Grosso onde esses profissionais, trabalhando como guia, como piloteiros, ganham salários muito melhores”, defendeu Mauro.
Após intenso debate na Assembleia Legislativa por três dias consecutivos, o projeto passou em primeira votação na sexta-feira (2), mesmo em meio a protestos por parte dos pescadores, que prevê dentre as várias medidas, pagamento de subsídios decrescentes aos pescadores durante 3 anos, sendo no primeiro ano um salário mínimo no primeiro ano, 50% do salário mínimo no segundo ano e 25% do salário mínimo no terceiro ano.
O projeto terá continuidade na Assembleia Legislativa para a volta do presidente Eduardo Botelho (UB) que volta na segunda-feira (12).