DA ASSESSORIA
[email protected]
O requerimento do deputado Federal Coronel Assis (União-MT) e coautoria do deputado Sargento Fahur (PSD-PR), a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara Federal, realizou na tarde desta quarta-feira (5) a entrega de moção de aplausos a 150 policiais de cinco Estados que participaram da Operação Canguçu.
“É uma honra homenagear a atuação heroica e histórica de bravos guerreiros, que por 38 dias realizaram uma caçada implacável e incansável aos bandidos, que aterrorizaram a cidade de Confresa, em Mato Grosso, por meio da prática do novo cangaço e domínio de cidades. Hoje pudemos enaltecer o trabalho de homens e mulheres que dedicam suas vidas no combate à criminalidade”, afirma o deputado Coronel Assis.
A sessão que homenageou os policiais contou com a presença do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União) e do comandante geral da Polícia Militar de Mato Grosso, Alexandre Corrêa Mendes, o Secretário Estadual de Segurança Pública, César Augusto de Camargo Roveri e o deputado estadual Elizeu Nascimento (PL-MT). Também esteve presente o deputado federal Sanderson (PL-RS), que é presidente da Comissão de Segurança, na Câmara Federal.
A Operação Canguçu foi uma ação conjunta dos Estados de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Pará e Tocantins, e contou com o apoio de aproximadamente 350 policiais militares, dos quais 150 estarão na Câmara Federal nesta quarta-feira.
Ao todo, 18 criminosos morreram em confronto com os policiais e mais cinco foram presos. As buscas aconteceram em uma área de difícil acesso, com mais de 4,6 mil quilômetros de florestas, rios e zona rural, entre os meses de abril e maio deste ano.