DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
Na última sexta-feira, 03 de novembro, foi oficializada a implantação de uma Unidade Técnica Regional de Agricultura e Pecuária (Utra) em Rondonópolis, região Sul de Mato Grosso. Essa estrutura do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) busca aproximar os produtores rurais dos serviços que são de responsabilidade do ministério. A implantação é uma parceria da Prefeitura Municipal de Rondonópolis com a Superintendência de Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (SFA-MT).
A oficialização aconteceu em reunião entre o superintendente da SFA-MT Maurício Munhoz, o prefeito municipal José Carlos do Pátio e o vice-prefeito Aylon Arruda. Logo no final do encontro, o prefeito garantiu que “já estamos estruturando tudo e até dezembro ou janeiro teremos um escritório pronto na cidade de Rondonópolis”.
Destacando a relevância do município na agropecuária, o vice-prefeito entende que a nova estrutura do Mapa “será um divisor de águas para nossa cidade, que só tem a ganhar”.
Clique e entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais e receba todas as notícias na sua mão.
Siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.
Maurício Munhoz, do Mapa, lembrou que a implantação já havia sido autorizada pelo ministro Carlos Fávaro e disse que o próximo concurso público para o ministério, que deverá acontecer no primeiro semestre de 2024, reservará vagas para trabalhar em Rondonópolis e região. Segundo ele, “o escritório facilita muito o agronegócio como um todo, o pequeno agricultor, as indústrias de bebida, as indústrias de ração e os frigoríficos. Teremos uma certificação no município; ao invés de mandar para Cuiabá, estamos descentralizando os serviços”.
Aylon entende que o momento é propício para a implantação da Utra em Rondonópolis. Na visão do vice-prefeito, a estrutura irá “sem dúvida nenhuma desburocratizar cada dia mais, dar agilidade e vazão aos processos e, com isso, vamos fomentar cada dia mais não só o atendimento para as empresas que já estão instaladas no município, mas também para trazer novos investimentos e gerar cada dia mais emprego e riqueza para Rondonópolis”.
O município é polo na região Sul de Mato Grosso e tem a terceira maior população do estado; são quase 245.000 habitantes de acordo com o censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Rondonópolis será o segundo município mato-grossense a contar com uma Utra. O primeiro foi Sorriso, que teve implantada em julho deste ano a estrutura do ministério. Os trabalhos na região já tiveram início e a área de atuação envolve 50 municípios. Nesta segunda-feira, 06 de novembro, acontece a posse oficial do chefe da Utra de Sorriso Omar Roberto da Silveira, que é auditor fiscal federal agropecuário do Mapa. Confira mais informações sobre a Utra de Sorriso nesta notícia.