DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
Mais de 95% dos domicílios em Mato Grosso responderam o Censo Demográfico 2022. Os dados dos primeiros resultados da pesquisa no estado foram apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE/MT, nesta terça-feira (31).
A coordenadora geral da AMM, Juliana Ferrari, representou o presidente Neurilan Fraga na reunião, realizada no Senai, em Várzea Grande.
A gestora de controle de arrecadação dos municípios, Lisibete Santiago, também participou do evento.
Clique e entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais e receba todas as notícias na sua mão.
Siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.
As informações foram apresentadas pela analista censitária Patrícia Andrade e se referem à população total, faixa etária, população indígena, quilombola, além de trabalhos realizados nas pesquisas agropecuárias e do Banco de Dados de Informações Ambientais.
O número de domicílios aumentou em todos os municípios. A soma de pessoas residentes no estado é 3.658.649 (um aumento de20,5%) e Campinápolis é o município com a maior média de moradores por município (4,08).
Os dados revelam que a população do estado está envelhecendo, com a proporção de idosos superando a de crianças. Atualmente, existem 34 idosos para cada 100 crianças no estado, um aumento de 70% nesse índice desde o último Censo, realizado em 2010. Naquela ocasião, havia 20 idosos para cada 100 crianças.
Os cinco municípios com maior índice de envelhecimento são: São José do Povo; Guiratinga; Torixoréu e Araguainha. No Brasil, número de idosos na população do país cresceu 57,4% em 12 anos.