DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
A vereadora Edna Sampaio (PT) voltou à Câmara Municipal de Cuiabá, nesta terça-feira (05), após garantir na Justiça uma decisão que anulou sua cassação e com ela, dezenas de pessoas ligados ao Partido dos Trabalhadores de Cuiabá (PT), recepcionaram a parlamentar.
Os apoiadores caminharam junto com a vereadora da Praça do Centro Geodésico da América do Sul, até a entrada da Câmara Municipal, cantando e festejando a retomada do cargo da petista.
Dentro da Câmara e no Plenário, Edna Sampaio distribuiu rosas-vermelhas aos servidores e aos colegas parlamentares, enquanto era ovacionada pelos apoiadores.
Clique e entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais e receba todas as notícias na sua mão.
Siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.
Anulação
A anulação da cassação de Edna, por parte da Justiça foi emitida em 23 de novembro, em decisão proferida pelo juiz Agamenon Alcântara Moreno Junior.
O magistrado acatou o mandado de segurança impetrado pela defesa de Edna Sampaio em razão da decadência do PAD n.22704/2023, declarando sua nulidade. Com isso, Edna retornará a Câmara de Vereadores.
Afastamento
A petista estava afastada do cargo de vereadora desde 11 de outubro, quando o presidente da Câmara, Chico 2000 (PL), assinou a resolução da perda do seu mandato.
Edna foi acusada de apropriação indébita com o uso da verba indenizatória que era paga a então chefe de gabinete Laura Natasha de Oliveira.
A Comissão de Ética, responsável pela investigação do processo disciplinar movido pelo vereador Luís Cláudio (Progressista), entendeu que a V.I. deveria ser administrada exclusivamente por Laura.
Com isso, Edna enfrentou uma votação que definiria a perda, ou não, de seu mandato. A parlamentar teve o mandato cassado na sessão da última quarta-feira (11), por 20 votos favoráveis e cinco ausências.
Em seu lugar, quem assumiu foi o primeiro-suplente da sigla, Robinson Cireia.