DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
Com a liberação de uma pista de rolamento ‘extra’ na Avenida República do Líbano, as primeiras melhorias trazidas pela obra de adequação viária na região, já pode ser sentida pelos condutores que trafegam pelo trecho do Bom Clima.
Dividida em duas etapas, a novidade faz parte da finalização da primeira etapa de obras. A expectativa é de que as intervenções realizadas pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Obras, sejam oficialmente finalizadas entre o final de julho e o início de agosto.
“Essa obra viária é muito importante para a região da Avenida República do Líbano. Recentemente, o trânsito na área ficava muito congestionado nos horários de pico, causando longas filas e atrasos que afetam a vida das pessoas. Com a conclusão desta obra, não só iremos valorizar a região, como também iremos melhorar a mobilidade urbana do trecho, tornando o trânsito mais eficiente e agradável para moradores e visitantes da nossa capital”, declarou o prefeito.
Entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais, siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.
Ao comentar sobre as mudanças já evidenciadas na região, o diretor de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana, Michel Diniz, explicou que além de trazer maior capacidade de fluxo na nova rotatória nova, a ampliação deve melhorar a fluidez de trânsito ao longo de toda avenida, que liga Cuiabá as rodovias estaduais MT-010 e MT-251.
“Essa é uma adequação no qual vai dar uma maior capacidade de giro ali no retorno do Bom Clima. Hoje em dia, somente um veículo consegue fazer o retorno, mas nós estamos projetando para que dois veículos consigam fazer o retorno simultaneamente, abrindo mais uma faixa no sentido da região central e mais uma faixa no sentido do bairro. Com essas adequações, nós iremos conseguir a fluidez em toda aquela região”, explicou Diniz.
No que diz respeito à segunda etapa da obra, a previsão é de que as novas intervenções sejam realizadas no começo de julho, momento em que haverá o fechamento de uma das alças da rotatória localizada em frente ao Supermercado Gama. Conforme a diretora de engenharia da Semob, Adrielle Martins, a implementação da nova pista de rolamento só foi possível devido ao encurtamento do canteiro central que dá acesso à rotatória do Bom Clima. Segundo Adrielle, o projeto também propõe o encurtamento do canteiro central até as proximidades do estabelecimento comercial.
“Também haverá o corte no canteiro próximo ao Supermercado Gama, justamente para aumentar um pouco essa caixa viária e encaixar três faixas de rolamento para maior fluidez. Do lado oposto, nas proximidades do Clube Monte Líbano, a avenida ganha mais uma pista, proporcionando um trânsito mais fluido no sentido do centro”, disse.
Ao comentar sobre a obra, a secretária de Mobilidade Urbana, Luciana Zamproni, enfatizou que, além da própria República do Líbano, a ação contribuirá também para o desafogamento do trânsito evidenciado na região do Centro Político Administrativo.
“Essa é mais uma grande obra da Prefeitura Municipal de Cuiabá, um complexo que está sendo feito após muito estudo técnico e que vai desafogar o trânsito tanto do Centro Político quanto da própria República do Líbano. Essa obra é mais uma obra que nós estamos prestes a entregar para a população cuiabana e que reforça todo o nosso compromisso com a população, uma ação que é pensada, principalmente, na melhoria da mobilidade urbana para cada cuiabano residente na capital”, acrescentou.