DA REDAÇÃO/ MATO GROSSO MAIS
[email protected]
O candidato a prefeito de Cuiabá Lúdio Cabral realizou na noite de segunda-feira (9) mais uma Roda da Cidadania, o tradicional encontro entre apoiadores, eleitores e candidatos a vereador e vereadora da coligação “Coragem e Força pra Mudar”.
Lúdio ouviu demandas da população, recebeu homenagens de representantes dos povos originários do Xingu e falou das suas propostas para mudar de verdade a capital mato-grossense e fomentar o turismo na cidade.
“Nossa gestão tem o compromisso de fortalecer a economia, com a geração de empregos e renda, nas áreas do turismo, cultura, agricultura sustentável, educação, comércio e produção de energia solar”, disse o candidato. Lúdio lembrou do Plano de Governo Participativo, que prevê o apoio ao turismo sustentável e o estímulo à economia criativa. Além disso, citou a importância do turismo de base comunitária, quando a comunidade se organiza para prestar serviços aos visitantes.
“Muita gente vem para o Pantanal e passa por Cuiabá, mas sequer visita a cidade e os pontos turísticos da cidade, ou porque estão abandonados ou porque não funcionam todos os dias. As pessoas só passam por Cuiabá e isso precisa mudar”, destacou o professor Júlio Savala, peruano que mora em Cuiabá há 30 anos.
Lúdio vai promover o turismo da Baixada Cuiabana, com ênfase em plataformas digitais, visando posicionar a marca local do turismo e sua presença no ambiente digital, fortalecendo a imagem acordada entre população, setor turístico e gestão pública.
“O turismo é uma vocação de Cuiabá. A capital de Mato Grosso é uma cidade histórica, cercada por atrações turísticas diversas e com uma culinária que atrai gente de toda parte. Isso precisa ser incentivado, porque é importante para a nossa economia”, lembrou Lúdio.
O candidato citou também as propostas para promover a capacitação profissional permanentes do setor turístico, gestores públicos e empresariado, abrangendo temas tradicionais e complementares, para garantir o atendimento de qualidade à população.
Homenagens
Durante a roda, o cacique Matula entregou uma homenagem a Lúdio e sua esposa, Maria Teresa, e lembrou da atuação parlamentar do candidato na Assembleia Legislativa em defesa dos povos originários de Mato Grosso e do meio ambiente.
A Roda da Cidadania foi marcada por depoimentos que lembraram a trajetória de Lúdio e que demonstraram o reconhecimento da população pelos trabalhos prestados como médico, servidor público, vereador e deputado estadual.
“Lúdio será, de fato, o prefeito da população”, disse um estudante universitário. “Eu vou botar a mão no fogo e não vai queimar”, completou um pescador que também estava presente no encontro.
“Graças às orientações do Lúdio, ao atendimento que ele prestou até de madrugada, eu pude passar pela pandemia com a minha avó. Graças aos cuidados dele eu consegui ter a minha avó comigo por mais quatro anos depois da pandemia”, comentou uma apoiadora, emocionada.
Lúdio é candidato pela coligação “Coragem e Força pra Mudar”, que reúne a Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB), o PSD e a Federação PSOL-REDE. A chapa tem como candidata a vice-prefeita a jornalista e empresária Rafaela Fávaro.