http://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2019/05/0a37f78b65d97784f64a4c96082e914c.jpg

É O BICHO

Pet com mau hálito? 4 dicas para acabar com o problema

Reprodução

Você sabia que a escovação dentária diária é fundamental para a saúde de cães e gatos? Ao escovarmos os dentes diariamente, retiramos a placa bacteriana que é formada nos dentes e gengivas e que, mais tarde, formará o tártaro, mau hálito, podendo levar à doença periodontal e até doenças sistêmicas.

Participe com a hastag #Éobicho #MatoGrossoMais
Mande sua foto pelo Instagram @matogrossomais

Mas assim como você, seu pet não nasceu sabendo escovar os dentes! Portanto, é necessário muita paciência e dedicação nesse primeiro momento. O condicionamento deve ser feito de forma agradável, como uma brincadeira, oferecendo petiscos como forma de recompensa, para que a escovação não se torne um momento de estresse para você e para o animal.

A seguir, mostramos um passo a passo para te ajudar nessa saga que é acostumar o seu filhote com a rotina da higiene bucal:

1. Dedo na boca:
Passe um alimento saboroso no seu dedo e encoste-o na gengiva dele, fazendo movimentos circulares, de forma agradável para o animal. Repita o breve procedimento uma vez ao dia, ampliando aos poucos a área de ação.

2. Creme dental:
Quando o animal aceitar bem a massagem nas gengivas, aplique um creme dental próprio para animais em uma gaze ou no seu próprio dedo, fazendo os mesmos movimentos da etapa anterior.

3. Dedeira ou escova dental:
A próxima etapa é trocar a gaze por uma dedeira ou escova dental de uso veterinário. Certifique-se de que o pet já está totalmente acostumado com o toque em sua boca. O ideal é que a escovação seja realizada diariamente. O aprendizado é mais fácil quando o animal ainda é filhote, mas isso não quer dizer que um pet adulto não possa ser ensinado também. Por isso, paciência é a palavra-chave!

4. Profilaxia periódica:
Mesmo com escovação diária, pode haver acúmulo de tártaro em locais de difícil acesso da escova ou dedeira e, por isso, uma visita à um veterinário especializado, para que o mesmo realize a profilaxia periódica, é fundamental.

Além da escovação com creme dental, existem hoje diversos produtos que nos auxiliam e muito a manter a boca dos pets sempre limpa, como por exemplo o Haliclean, do Laboratório Mundo Animal. O produto, em forma de gel, é ideal para condicionar filhotes ou animais que ainda não possuem o hábito da escovação. Pode ser aplicado em uma gaze e espalhado na boca do animal. À base de hexametafosfato de sódio, chá verde, timol e mentol, o produto auxilia na higienização da cavidade oral, deixando um leve aroma de menta. Os pets adoram! Então: o que falta para você começar a escovar os dentes do seu peludo?

Por : Simone Amitay – Médica Veterinária
*Página semanal com atualização aos Domingos

Veja Mais


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 22 de julho de 2019 às 11:01:05