ALMT - Posto TRE - Abril

Poder Público deve fazer mais pelo agro

Exemplo mundial de eficiência e produtividade, o agronegócio de Mato Grosso sofre com os problemas existentes da “porteira para fora”. Problemas graves em infraestrutura, excesso de burocracia e falta de logística adequada são alguns dos desafios que, se superados, poderiam alavancar o setor, importante para a balança comercial brasileira. A avaliação foi feita pela jornalista especializada em economia e agronegócio Kellen Severo. Ela será responsável pela palestra de abertura da Oeste Rural Show, feira organizada pelo Sindicato Rural de Pontes e Lacerda, que ocorre a partir do dia 16 de maio.
Kellen destaca que para que o cenário seja modificado é preciso aprimorar a administração pública. “O agronegócio dá exemplo dentro da porteira, mas realmente fora dela ficam os grandes desafios de logística e infraestrutura que precisam ser enfrentados. A gestão da máquina pública precisa ser melhorada para que os problemas sérios sejam enfrentados e gerem a competitividade necessária para o agro do Brasil”.
Para a jornalista, é sempre importante lembrar que os resultados alcançados pelos produtores brasileiros é fruto de um trabalho voltado para a sustentabilidade do negócio, como a desenvolvida na região oeste de Mato Grosso. Entre as líderes na produção pecuária, a região tem obtido bons resultados no plantio de grãos, se tornando a nova fronteira agrícola do estado justamente por conseguir integrar pecuária e lavoura.
“A boa prática agronômica é fator fundamental para a sustentabilidade da atividade no campo. Ser mais eficiente usando os mesmo espaços, ter mais produtividade, estar conectado à inovação e pesquisa e mercado fazem do produtor rural uma figura de sucesso. Quem ficar fora disso terá dificuldade para seguir em frente”, salienta Kellen.
Neste sentido, é de suma importância a realização de eventos como a Oeste Rural Show, que contará com mais de 30 estandes e 10 palestras, durante os três dias do evento, no Parque de Exposições de Pontes e Lacerda. “É um tempo dedicado a aprender coisas novas, criar conexões com outros participantes, consolidar conhecimentos ou até rever conceitos. Quanto mais oportunidades de troca tivermos, maiores serão as chances de melhorarmos nossos resultados em campo, especialmente se conseguirmos colocar em prática algumas das novidades que teremos entrado em contato”.
Além da troca de conhecimento, o evento servirá para apresentar todo o potencial da região, explica o presidente do Sindicato Rural de Pontes e Lacerda, Nilmar Miotto. “Montamos a programação para trazer à região o que há de melhor e isso poderá ser conferido pelos nossos visitantes. Não tenho a menor dúvida de que o evento será um sucesso”.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *