ALMT - Posto TRE - Abril

Mendes faz apelo para incluir MT na reforma da Previdência

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), publicou um vídeo, em sua página no Instagram, na noite desta segunda-feira (1), onde manda recado ao presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Rodrigo Maia (DEM), sobre a inclusão do Estado na reforma da Previdência.

“Eu como governador desse Estado, sou totalmente favorável à Reforma da Previdência. Ela é importante para o Brasil, importante para Mato Grosso. Eu declaro aqui o meu apoio, estamos ao lado daqueles que estão ao lado do Brasil, neste momento difícil”.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, afirmou que esta terça (2) é o prazo final para reincluir ou não estados e municípios na reforma da Previdência.

Hoje, Maia participa de uma reunião com os governadores e o relator, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), para definir o apoio ou não à reforma.

Após o encontro, Moreira deve apresentar uma complementação de voto na comissão especial. A expectativa, segundo Maia, é que o parecer seja votado na quarta para que, na semana seguinte, comece a discussão no Plenário.

“Incluir os governadores pode nos fazer perder voto de algum campo”, explicou Maia. “Se a gente perder voto de algum campo, tem que recuperar do outro. Ou a gente tem que trazer os votos mais importantes dos governadores porque aí não perde voto nenhum e chega até com uma margem muito segura para votação no Plenário da Câmara”, avaliou.

De acordo com Rodrigo Maia, os governadores precisam se comprometer com a reforma para trazer os votos de deputados ligados a eles e aprovar o texto.

“Nós precisamos que o parlamentares próximos aos governadores compreendam a importância e colaborem com seus estados. O maior problema agora é organizar quantos votos e quem serão os atores para ajudar a reforma”, disse o presidente. Maia acredita que esse posicionamento a favor da reforma pode até agregar o voto dos indecisos.

Pauta dos governadores

Maia afirmou que todas as pautas de interesse dos governadores já estão sendo atendidas pelo Parlamento. Na semana passada, a Câmara votou o projeto que estabeleceu uma nova divisão dos recursos do petróleo da União no regime de partilha (PL 10985/18).

Ele informou ainda que pretende pautar na semana que vem o projeto que trata da securitização das dívidas estaduais (PLP 459/17). Com Agência Câmara.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *