Quem passou pelo Fórum de Cuiabá no início do expediente desta sexta-feira (2 de agosto) teve a oportunidade de colaborar com o meio ambiente e tornar a Capital uma cidade mais arborizada. Isso porque o Projeto Verde Novo, do Poder Judiciário de Mato Grosso e parceiros, distribuiu 500 mudas de dez espécies aos servidores e cidadãos que passaram pelo local.
Pitomba, pateiro, goiabeira, tamarindo, amora e pata de vaca foram as mudas colocadas à disposição dos transeuntes do Fórum, que poderiam pegar quantas mudas quisessem e recebiam orientações sobre o local mais adequado para o plantio, espécie e características do porte.
As estagiárias da Central de Mandados Carla Kenia e Thayla Moraes pegaram mudas de pata de vaca, pitomba, amora e tamarindo para plantar no quintal de casa e no sítio da família de Carla. “Mato Grosso é um dos Estados que mais tem queimadas do país, então esse projeto é muito bom para tentar reverter essa situação e melhorar as condições de saúde do cidadão. Acho muito legal porque mostra a preocupação do Poder Judiciário com a população”, pontuou Carla.
“É um projeto importante para influenciar a plantação, melhorar a qualidade de vida das pessoas e as áreas verdes de Cuiabá. Acho que todos os órgãos de governo deveriam ter isso. Se vemos as mudas, vamos querer pegar para plantar, sem ver não temos interesse”, acrescentou a colega.
“Acho uma iniciativa muito boa que é um incentivo para que as pessoas tenham mais cuidado com a natureza, passem a preservar as espécies das plantas nativas para que não venha a se extinguir”, afirmou.
“Onde tem um espacinho para plantar, coloco uma muda. Tenho várias plantas em casa e aqui no nosso espaço da instituição também colaboro com o paisagismo. Árvore é tudo, é vida, é sombra, é luz e energia”, pontuou.
O Projeto Verde Novo é realizado pelo Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio do Juizado Volante Ambiental (Juvam), Instituto Ação Verde e Prefeitura de Cuiabá, com a parceria do Grupo Petrópolis, Energisa e TV Centro América.