ALMT - Posto TRE - Abril

Verde Novo distribui mudas no Fórum de Cuiabá

Quem passou pelo Fórum de Cuiabá no início do expediente desta sexta-feira (2 de agosto) teve a oportunidade de colaborar com o meio ambiente e tornar a Capital uma cidade mais arborizada. Isso porque o Projeto Verde Novo, do Poder Judiciário de Mato Grosso e parceiros, distribuiu 500 mudas de dez espécies aos servidores e cidadãos que passaram pelo local.
Pitomba, pateiro, goiabeira, tamarindo, amora e pata de vaca foram as mudas colocadas à disposição dos transeuntes do Fórum, que poderiam pegar quantas mudas quisessem e recebiam orientações sobre o local mais adequado para o plantio, espécie e características do porte.
As estagiárias da Central de Mandados Carla Kenia e Thayla Moraes pegaram mudas de pata de vaca, pitomba, amora e tamarindo para plantar no quintal de casa e no sítio da família de Carla. “Mato Grosso é um dos Estados que mais tem queimadas do país, então esse projeto é muito bom para tentar reverter essa situação e melhorar as condições de saúde do cidadão. Acho muito legal porque mostra a preocupação do Poder Judiciário com a população”, pontuou Carla.
“É um projeto importante para influenciar a plantação, melhorar a qualidade de vida das pessoas e as áreas verdes de Cuiabá. Acho que todos os órgãos de governo deveriam ter isso. Se vemos as mudas, vamos querer pegar para plantar, sem ver não temos interesse”, acrescentou a colega.
A servidora Simone Ferreira, que trabalha na secretaria da 6ª Vara Criminal de Cuiabá, está criando um pomar no quintal de casa, em Várzea Grande. Ela já possui pé de acerola, manga, mamão e banana. Agora, o pomar vai ser incrementado com uma goiabeira que ganhou do Projeto Verde Novo.
“Acho uma iniciativa muito boa que é um incentivo para que as pessoas tenham mais cuidado com a natureza, passem a preservar as espécies das plantas nativas para que não venha a se extinguir”, afirmou.
A servidora Nauricida Benta Pereira, lotada na administração do Fórum, já pegou várias mudas do Projeto Verde Novo e planta as árvores no quintal de casa, no bairro Aroeira, em Cuiabá, no sítio dos irmãos e até mesmo no próprio Fórum.
“Onde tem um espacinho para plantar, coloco uma muda. Tenho várias plantas em casa e aqui no nosso espaço da instituição também colaboro com o paisagismo. Árvore é tudo, é vida, é sombra, é luz e energia”, pontuou.
O Projeto Verde Novo é realizado pelo Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio do Juizado Volante Ambiental (Juvam), Instituto Ação Verde e Prefeitura de Cuiabá, com a parceria do Grupo Petrópolis, Energisa e TV Centro América.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *