ALMT - Posto TRE - Abril

Lançamento de book marca premiação do 1º Prêmio Ginco

Arquitetos de todo Mato Grosso participaram na terça-feira (10/09), da solenidade de entrega do 1º Prêmio Ginco de Arquitetura e Design, realizada em Cuiabá. O concurso, criado pela Ginco Urbanismo em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU/MT), premiou o talento de 12 profissionais que mostraram o melhor da arquitetura no estado. Em sua primeira edição, a premiação teve o objetivo de mostrar a versatilidade dos profissionais de arquitetura e abrir espaço para divulgação de seus trabalhos.

Os participantes concorreram em quatro categorias, de projetos para casas em condomínios residências, sendo eles: lote com 200m² – sobrado com três quartos com uma suíte; lote com 200m² – casa térrea com dois quartos com uma suíte; lote de 252,83m² – sobrado ou casa térrea para família com dois filhos; lote com 400m² – sobrado ou casa térrea para família com dois filhos.

“Os arquitetos são os artistas que encantam a fazem a diferença nos empreendimentos Ginco. São eles quem dão vida aos nossos condomínios. Organizamos o prêmio visando dar visibilidade ao talento destes profissionais e como forma de agradecimento e reconhecimento ao valor dessa profissão”, explicou o diretor-presidente da Ginco Urbanismo, Júlio Braz.

Foram premiados os três primeiros colocados em cada categoria. No total, foram inscritos 40 projetos e cada profissional pôde concorrer em apenas uma categoria. Os vencedores se destacaram pela criatividade, versatilidade, acessibilidade e sustentabilidade e total integração com a natureza.

O vencedor da categoria lote 400m², Thiago Silva, por exemplo, projetou uma casa visando a acessibilidade. “Respeitando os três princípios básicos da acessibilidade, que são autonomia, conforto e segurança. Qualquer pessoa pode acessar todos os ambientes sem precisar de ajuda”, explicou o arquiteto. A casa também promove um integração com a natureza, com telhado verde, proporcionando conforto térmico, baixa manutenção e eficiência energética.

Batizada de Residência Recanto, a vencedora da categoria “lote com 200m² – térrea, casa com dois quartos com uma suíte” “foi inspirada nos antigos casarões cuiabanos, com seus floridos e coloridos jardins e pátios no centro da construção. O destaque da casa é a área de lazer, que é o coração da casa”, explica a arquiteta responsável, Érika Fiorino. O projeto também foi pensado no conforto térmico e no aproveitamento da iluminação e da ventilação natural.

A visibilidade dada pelo prêmio e a oportunidade em mostrar seus trabalhos foram destacadas e comemoradas por todos os participantes e vencedores. “É uma oportunidade única para divulgar a atuação do arquiteto. No geral, as pessoas acreditam que o trabalho do arquiteto é apenas estético, mas a base do arquiteto é dar conforto para as pessoas no ambiente em que elas se encontram, principalmente em sua residência. Neste prêmio, tivemos a oportunidade de mostrar isso”, declarou Humberto Silva, primeiro lugar na categoria lote de 252,83m².

Os classificados em primeiro lugar receberam uma premiação em dinheiro no valor de R$ 5.000,00 para cada categoria. Já o segundo colocado, em cada categoria, recebeu R$ 2.500,00,00.

Os 12 trabalhos com melhor pontuação foram reunidos em um book, que mostra todos os detalhes de cada desenho, e será distribuído entre clientes e corretores de imóveis, dando ampla visibilidade aos projetos, além de serem expostos nos eventos da Ginco.

HISTÓRIA

Em apenas 18 anos, a Ginco Urbanismo já soma seis mil clientes, em 12 empreendimentos localizados nas áreas mais nobres de Cuiabá, Várzea Grande e em Chapada dos Guimarães, totalizando 5 milhões de metros quadrados de área urbanizada. Em quase duas décadas, a empresa não só mudou o conceito de morar bem em Cuiabá, como se transformou no grande fomentador da arquitetura estadual.

Vencedores do 1º Prêmio Ginco de Arquitetura e Design

– Lote com 200m² – sobrado com três quartos com uma suíte

1º-  Arch Concep: Leonardo Prazeres

2º- Thiago Adrião

3º-  Driele Barros e Fernando Bassan

– Lote com 200m² – casa térrea com dois quartos com uma suíte

1º- Érika Fiorino

2º- Studio do Arquiteto Pedro Barros

3º- Ana Checchin

– Lote de 252,83m² – sobrado ou casa térrea para família com dois filhos

1º- Humberto Silva

2º- Maria Dalcin e Danilo Pereira

3º- Bem Hur Hage

– Lote com 400m² – sobrado ou casa térrea para família com dois filhos

1º- Thiago Silva

2º- Carlos Imoto

3º- Alexandre Felisberto e Danilo Remiro Ganzert

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *