ALMT - Posto TRE - Abril

Misael cumpre decisão e anuncia recurso para suspender trabalhos

A Câmara Municipal de Vereadores de Cuiabá nomeou, na tarde desta quinta-feira (3), os dois novos membros que irão compor a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Paletó.

Os vereadores Toninho de Souza (PSD) e Sargento Joelson (PSC) foram definidos como relator e membro da Comissão. A presidência da CPI continua a cargo do vereador Marcelo Bussiki (PSB).

A Comissão deve investigar uma suposta obstrução à justiça que teria sido cometida pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), sobre o caso em que ele aparece em um vídeo, em 2014, recebendo maços de dinheiro do então chefe de gabinete do governador Silval Barbosa (sem partido).

Mesmo cumprindo determinação judicial, da 4ª Vara Especializada da Fazenda Pública, para que em um prazo de 48 horas, nomeasse os novos membros, o chefe do parlamento municipal, Misael Galvão (PSB), não desistiu de suspender os trabalhos da CPI, via recurso junto ao Poder Judiciário, alegando manter a integridade das decisões tomadas dentro do Parlamento.

“O parlamento é um Poder independente e ainda existem muitas dúvidas. Cabe recurso, com certeza. É uma posição que já tomei antes, e iremos sim usar todos os meios de recursos cabíveis”, afirmou em entrevista ao Mato Grosso Mais.

Caso Misael  recorra da decisão judicial, a Comissão deverá aguardar o parecer do Tribunal de Justiça, para então, elaborar um plano de trabalho.

Apenas os líderes partidários puderam votar para a composição da CPI. Manifestaram interesse na relatoria os vereadores Diego Guimarães (Progressistas) e Toninho de Souza e para ocupar a cadeira de membro os vereadores Sargento Joelson e Felipe Wellaton (PV).

Os vereadores Vinicius Hugney (Progresistas), Sargento Joelson, Mário Nadaf (PV), Marcrean Santos (PRTB),  Adilson da Levante (PSB), Renivaldo Nascimento (PSDB), Clebinho (DC), Chico 200 (PR), Juca do Guaraná (Avante) e Toninho de Souza votaram pela composição vencedora.

Dilemário Alencar (Pros) e o bloco independente Wilson Quero-Quero (PSL) votaram para que Diego Guimarães e Wellaton ocupassem os cargos de relator e membro da CPI.

O líder da base de Emanuel Pinheiro (MDB) na Câmara, o vereador Luis Claudio (PP), diz que a Casa deve cumprir a decisão da justiça, mas que o prefeito tem visto a CPI com muita tranquilidade.

“Ele está olhando Cuiabá para o futuro, a gestão está bem avaliada pela população. Então, a gente vê essa ação como um trabalho do Legislativo. O trabalho do executivo é tocar Cuiabá para frente, que é o que a população merece”, concluiu.

À reportagem, a assessoria do presidente da Câmara, Misael Galvão (PSB), disse que a Casa ainda está preparando o recurso para protocolizar junto ao Judiciário.

* Reportagem de Emily Magalhães.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *