ALMT - Posto TRE - Abril

Dicas ajudam a limpar a orelha da maneira correta

Sendo uma estrutura super importante para os cães, não apenas para a audição mas também para o auxílio no equilíbrio, o ouvido dos cachorros deve ser tratado com todo o cuidado possível, pois assim como o nosso, é uma região bem sensível. Por isso, é imprescindível que a limpeza seja realizada com produtos específicos e com cautela.

Participe com a hastag #Éobicho #MatoGrossoMais
Mande sua foto pelo Instagram @matogrossomais

Caso o ouvido não seja limpo com produtos adequados e de maneira correta, o cachorro pode ter muitos desconfortos auriculares, que podem ir desde otites até graves comprometimentos da região.

Quando os cães apresentam algum problema no ouvido, eles costumam demonstrar alguns sinais como chacoalhar a cabeça, coçar insistentemente a orelha, e caso esteja inflamado (otite) o cachorro pode chorar ou se mostrar agressivo quando nos aproximamos das orelhas.

Para evitar que o seu cachorro passe por esse desconforto, siga algumas dicas que daremos a seguir.

Dicas para limpar o ouvido do cachorro

  • Alguns cães podem não reagir muito bem

É importante saber que alguns cães podem não reagir muito bem ao manuseio na hora da limpeza do ouvido. Alguns ficam agitados e, se estiverem com dor, podem demonstrar um comportamento mais agressivo. Acostumá-los desde filhotes com a prática de limpeza facilita o processo, pois fará com que até a vida adulta  a prática seja algo comum para ele.

  • Não utilize objetos pontiagudos ou objetos que não sejam específicos

O ouvido é uma

 região bem sensível como já falamos anteriormente. Por isso, apenas utilize produtos apropriados para limpeza e não use objetos pontiagudos como palitos ou objetos semelhantes para auxiliar na limpeza. Além de serem inapropriados, podem machucar o conduto auditivo do cachorro e a situação piorar.

  • Associe a limpeza  a um petisco

Após a limpeza, ofereça um petisco e brinque com o cachorro. Fazendo isso, o cão tende a ser mais receptivo com a limpeza, deixando-a menos estressante.

Caso o seu cachorro apresente algum dos sinais que comentamos ao decorrer deste post, leve-o ao médico veterinário. Limpezas em excesso podem facilitar o desenvolvimento de otite, uma inflamação no conduto auditivo que causa extremo desconforto. Se notar mau cheiro, secreção escura,vermelhidão ou outras alterações, não faça a limpeza em casa e consulte imediatamente um profissional. Jamais use receitas caseiras ou produtos que não foram feitos para serem usados nos ouvidos dos cães.

Texto: Petlove
*Página semanal com atualização aos Domingos

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *