https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/01/thumbs3-1.jpg

ESFORÇO COLETIVO

Esforço coletivo dos vereadores garante emenda de R$ 1,5 mi para educação inclusiva em Cuiabá

KAMILA ARRUDA | CÂMARA MUNICIPAL DE CUIABÁ
[email protected]

Câmara Municipal de Cuiabá

Em um esforço coletivo, os vereadores de Cuiabá abriram mão de apresentar emendas individuais a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2020, para propõe uma emenda coletiva em prol dos portadores de dislexia, deficiência, bem como transtornos globais do desenvolvimento e alas habilidades.
No total, foram destinado R$ 1,5 milhão para qualificação e ampliação do atendimento da educação inclusiva dessas pessoas, garantindo o seu direito a educação.
O recurso é oriundo de remanejamento orçamentário. Ele foi retirado da Secretaria de Comunicação, onde seria investido em divulgação institucional.
A emenda foi assinada pelos 25 vereadores e atende a um pleito da Associação Mato-Grossense de Dislexia. Isto porque, as dificuldades de aprendizagem dos estudantes portadores deste transtorno são perceptíveis na rede de ensino, pois é recorrente a desatenção, alterações do comportamento, e complexidade compreensão do texto lido e da linguagem matemática.
A dislexia do desenvolvimento é considerada um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica e caracterizada pela dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração.
Essas dificuldades normalmente resultam de um déficit no componente fonológico da linguagem e podem ocorrer em qualquer idade, afetando outras habilidades cognitivas, segundo definição adotada pela Internacional Dislexia Associatio (IDA) e pelo National Institute of Child HealthHuman Development (NICHD).

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *