https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/02/roob.png

TECNOLOGIA

Robô substitui maestro e rege orquestra humana

REUTERS/Satish Kumar

O maestro no palco não segura uma batuta, não usa fraque e não tem uma partitura, mas o Android Alter 3 está provocando uma tempestade enquanto rege o ritmo de uma orquestra sinfônica de músicos humanos.

O robô tem um rosto humanóide, mãos e braços que gesticulam com paixão, à medida que salta para cima e para baixo durante a performance ao vivo da ópera “Beleza Assustadora”, de Keiichiro Shibuya, no Emirado de Sharjah.

Para Shibuya, um compositor do Japão, o papel dos robôs em nossa vida cotidiana pode estar aumentando, mas cabe a nós decidir como a inteligência artificial pode adicionar à experiência humana, e como robôs e humanos fazem arte juntos.

“Este trabalho é uma metáfora das relações entre humanos e tecnologia. Às vezes o andróide fica louco e a orquestra humana precisa seguir. Mas às vezes os humanos podem cooperar de forma muito confortável”, disse ele.

Shibuya escreveu a música, mas o robô rege o tempo e o volume da performance e até canta às vezes.

“A premissa é que o próprio andróide está se movendo de acordo com sua própria vontade”, disse seu técnico Kotobuki Hikaru.

“Os robôs e a IA que existem agora não estão completos. O foco do meu interesse … é o que acontece quando essa tecnologia incompleta se une à arte”, disse Shibuya.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *