https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/02/Conora.jpg

ALMT - Posto TRE - Abril

QUARENTENA

Sobe para 135 o número de pessoas em cruzeiro com coronavírus no Japão

Kim Kyung-Hoon/Reuters

O número de pessoas com coronavírus a bordo do cruzeiro japonês “Diamond Princess” já chega a 135, de acordo com a agência de notícias Reuters.

Ao todo, 3,7 mil pessoas estão a bordo. O navio está atracado no porto de Yokohama enquanto dura a quarentena. Os passageiros diagnosticados com o 2019-nCoV são retirados do navio para receberem cuidados médicos em terra.

Entre os novos casos estão 45 japoneses e 11 norte-americanos, informou a operadora do cruzeiro, Princess Cruises, em um comunicado. Entre eles, há 5 funcionários. Não há informações sobre os demais doentes.

O primeiro passageiro a apresentar sintoma foi um homem de 80 anos, de Hong Kong, que foi de avião para a cidade de Yokohama em 20 de janeiro, embarcou no cruzeiro e desembarcou em 25 de janeiro, ainda em Yokohama.

Confira a situação até as 11h desta segunda-feira (10):

  • 909 mortes por coronavírus na China
  • 1 morte nas Filipinas
  • 40.235 casos confirmados na China
  • 3.283 infectados já se recuperaram na China
  • Mais de 300 casos confirmados em outros 24 países
  • No Brasil, há 11 casos suspeitos e nenhum confirmado até as 13h30 deste domingo (9)
  • O segundo hospital construído na China para tratar pacientes com coronavírus recebeu os primeiros pacientes no sábado
  • Pangolim, mamífero em extinção, pode ser possível hospedeiro intermediário do coronavírus

“Essa não é a notícia que nenhum de nós queria receber”, disse o capitão aos passageiros através dos alto-falantes nas cabines. As palavras do capitão estavam em um áudio sobre 66 novos casos compartilhado no Twitter por Yardley Wong, uma passageira documentando a experiência a bordo.

Em anúncio posterior, entretanto, o capitão disse aos passageiros que foi orientado a corrigir o total de infectados para 65, de acordo com gravações compartilhadas nas redes sociais.

Quarentena

O Diamond Princess foi posto em quarentena por duas semanas desde sua chegada a Yokohama, sul de Tóquio, em 3 de fevereiro, após um homem que havia desembarcado em Hong Kong ser diagnosticado com o vírus.

Entre os 3,7 mil a bordo do navio, estima-se que 1,1 mil sejam tripulação e 2,6 mil, passageiros.

Os passageiros passam a maior parte do tempo trancados nos quartos, e durante uma hora por dia são autorizados a saírem para caminhar e ver a luz do Sol.

No comunicado compartilhado por Yardley Wong, é possível ouvir o capitão pedindo a compreensão dos passageiros para deixarem que aqueles que não têm janela no quarto possam ficar mais tempo do lado de fora.

A situação está levando alguns a relatarem sinais de depressão.

“Muitos passageiros agora estão um pouco indiferentes”, disse o passageiro britânico David Able em um vídeo publicado no Facebook. “A depressão está começando a se instalar”.

Outro passageiro disse que espera que as garantias sobre a eficácia da quarentena e ventilação a bordo sejam verdadeiras.

“Ficarei nervoso se ultrapassarmos os 200”, disse um morador de Hong Kong de 43 anos em quarentena no barco com sua esposa, seu filho e vários membros de sua família, segundo a Reuters.

Casos de coronavírus pelo mundo – 4/02 às 9h — Foto: Arte G1

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *