https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/04/Portal-Transparência-coronavírus1.jpg

CONTROLE SOCIAL

Portal Transparência divulga contratos emergenciais

Ligiani Silveira - CGE/MT

Portal Transparência, mantido pela Controladoria-Geral da do Estado (CGE-MT) em conjunto com a Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI), divulga as informações das despesas do Governo de Mato Grosso relacionadas ao enfrentamento do coronavírus.

Ao acessar o Portal Transparência (http://www.transparencia.mt.gov.br/), logo na capa, há um banner sobre as aquisições emergenciais de combate à pandemia.

É só clicar no banner e consultar as despesas executadas com base na Lei Federal nº 13.979, de 2020.

Na página do Portal Transparência, estão disponibilizadas informações como: órgão contratante, nome do contratado (razão social), número de sua inscrição na Receita Federal do Brasil, objeto, valor e prazo contratual.

Também é possível fazer o download de documentos, como a nota de empenho, o parecer jurídico da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e a íntegra dos contratos.

Os dados são atualizados diariamente no Portal Transparência, tendo como fonte de informação o Sistema Integrado de Aquisições Governamentais (Siag), sob a coordenação da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).

Quer dizer que o conteúdo somente estará disponível para consulta se cada órgão e entidade estadual inserir as devidas informações no Siag.

Isso porque, com base nos dados alimentados no Sistema de Aquisições, a CGE-MT, então, faz o redirecionamento do conteúdo para o Portal Transparência do Estado.

Por conta disso, na última segunda-feira (30.03), a CGE-MT encaminhou aos órgãos e às entidades do Governo de Mato Grosso orientação técnica na qual requer a alimentação do Siag com as informações acerca das aquisições emergenciais voltadas ao enfrentamento do coronavírus.

“Temos total ciência das dificuldades e dos desafios para o poder público neste momento de excepcionalidade, o qual demanda políticas públicas rápidas e emergenciais.

Mas, ainda assim, não podemos abrir mão de garantir ao cidadão a transparência das aquisições voltadas ao enfrentamento do coronavírus para o fortalecimento do controle social”, destaca o secretário-controlador geral do Estado, Emerson Hideki Hayashida.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 3 de abril de 2020 às 20:02:47
  • 3 de abril de 2020 às 20:01:29