https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/04/thumbs3-2.png

RETORNO DAS ATIVIDADES

Por intermédio da Câmara, comércio abre diálogo com Executivo

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Por intermédio da Câmara de Cuiabá, a equipe técnica do Executivo Municipal recebeu na tarde desta segunda-feira (13), representantes do comércio e da indústria da Capital para debater sobre a possibilidade do retorno das atividades comerciais no município.
A reunião foi articulada pelo presidente do Parlamento Municipal, vereador Misael Galvão (PTB), que na semana passada foi procurado pelos diretores da Fecomércio, FIEMT, Facmat, FCDL, CDL Cuiabá e ACC para tratar sobre o assunto. Naquela ocasião, as entidades foram recebidas por Misael e os vereadores Luis Claudio (PP), Toninho de Souza (PSDB) e Orivaldo da Famácia.
O encontro ocorreu no Palácio Alencastro. Na oportunidade, foi constituído um corpo técnico para elaboração de um plano estratégico para retomada da atividade econômica no município, conforme determina o Art. 38 do Decreto Municipal 7868 de 03/04/2020.
Atualmente, apenas os empreendimentos que exercem atividades consideradas fundamentais estão autorizados a abrir as portas, como supermercados, farmácias, posto de combustível e oficina mecânica.
Desta forma, aproveitaram a reunião para expor a preocupação com os efeitos na economia e suas consequências em relação manutenção de empregos e a própria sobrevivência das atividades.
Partindo disso, Misael cobrou assento do setor em discussões na Comissão de Enfrentamento ao Covid-19.
“Todos nós vivemos em Cuiabá, se você olhar bem, quem está pagando o maior preço é o comerciante isso diverge dos dados estatísticos, não é falado economicamente, hoje o poder público em geral tem de ter a humildade de sentar e conversar com os empresários como a prefeitura está fazendo agora, a uma preocupação sim com a Pandemia e temos de nos preparar, eu estou preocupado vendo tudo fechado e a cidade parada, daqui a pouco começaremos a tratar com depressões reais, isso ataca o psicológico da pessoa, vim do comércio sei o que estão passando e daqui a pouco precisará bem mais que medidas brandas, teremos de ser radicais, peço que os representes do setor tenham participação na Comissão de Enfrentamento e decisões em favor das pessoas e município, eles são a mola propulsora da economia”. Afirma Misael.
Um plano emergencial prévio deverá ser apresentado pelas entidades ao prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) já nesta terça-feira, dia 14. Dentre as sugestão já apresentadas pela categoria está a flexibilize as medidas restritivas, permitindo a abertura do comércio e serviços em horário reduzido de funcionamento das 9:00hs às 17:00hs, seguindo todos os cuidados preceituados nas cartilhas disponibilizadas pelo Sesc/Fecomercio, Sesi/FIEMT , garantindo assim a segurança de funcionários e população
Além disso, solicita o retorno ao horário normal de funcionamento de supermercados retorno ao horário normal de funcionamento das lojas de conveniências, mantido o sistema de pegue e leve.
As entidades representadas nesta reunião pelos presidentes da CDL Nelson Soares, Fecomércio José Wenceslau de Souza Júnior, ACC Jonas Alves de Souza e da FIEMT Gustavo Oliveira recebidos pela prefeitura pelos secretários de Meio Ambiente Juares Samaniego e de Governo Lincoln Sardinha, o chefe de gabinete Neto e o técnico Gilberto.
A retomada dependerá das ações definidas com o prefeito Emanuel Pinheiro sempre seguindo os protocolos de segurança da saúde e o cuidado em seguir os decretos já definidos.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *