https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/04/xjoaolucio_123.jpg.pagespeed.ic_.aK-WM-Dm3B.jpg

ALMT - Posto TRE - Abril

PANDEMIA NO BRASIL

Coronavírus: veja a situação do sistema de saúde nos estados mais críticos

Reprodução

Hospitais lotados, filas de espera na UTI, projeções de centenas de mortos por dia: enquanto os números da Covid-19 aumentam no Brasil, o sistema público de saúde é estrangulado. A cidade do Rio já tem fila de espera no CTI com 37 pacientes e faltam respiradores.

O sistema de saúde no estado do Ceará colapsou na quinta-feira com a ocupação total dos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI). Os números do terceiro estado mais afetado pela Covid-19 no país refletem uma ameaça que já pressiona outras unidades da federação, em especial o Amazonas, na Região Norte.

São Paulo, a cidade mais afetada do país, também viu ontem seu primeiro hospital colapsar.  No Distrito Federal, não há vagas na UTI para pacientes com outras doenças.

O principal desafio para o sistema de saúde está no tempo de incumbação do vírus e de recuperação da Covid-19. Ao contrário de outras síndromes respiratórias, a nova doença pode manter um paciente em estado grave durante 14 dias em uma UTI. Com a curva epidêmica crescendo no país, estados veem a ameaça do colapso se disseminar pelo território nacional.

Veja abaixo como está a situação nas capitais e nos estados mais afetados pela doença no Brasil.

Rio de Janeiro (capital)

Rio já tem fila de espera em UTIs da rede pública
Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, referência para tratamento da Covid-19 Foto: Brenno Carvalho / Agência O GloboHospital Municipal Ronaldo Gazolla, referência para tratamento da Covid-19 Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo

A cidade do Rio de Janeiro já tem uma fila de pelo menos 37 pacientes à espera de uma vaga no CTI na rede pública. Do total de 619 leitos que a prefeitura administra pelo SUS, apenas oito estão disponíveis no momento, todas para internação de crianças. Na quarta-feira, havia 548 leitos ocupados.

Os dados constam do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, do Ministério da Saúde, em um levantamento feito pela reportagem do GLOBO por volta das 20h de quinta-feira. O cadastro é dinâmico, e o  número  de leitos costuma  variar a todo instante, quando há altas e internações de pacientes em toda a rede. A prefeitura nega que haja falta de leitos.

Distrito Federal

Governo tem leitos de UTI ociosos para Covid-19, mas com fila de espera para outras doenças
Paciente chega ao Hospital Regional da Asa Norte, que deve receber mais 15 leitos, segundo informou governo do Distrito Federal Foto: Pablo Jacob / Pablo JacobPaciente chega ao Hospital Regional da Asa Norte, que deve receber mais 15 leitos, segundo informou governo do Distrito Federal Foto: Pablo Jacob / Pablo Jacob

Segundo o Ministério da Saúde, o Distrito Federal tinha, na segunda-feira, a terceira maior taxa de incidência para a Covid-19 no Brasil (209/milhão) e o sétimo maior número de casos confirmados da doença: 716.

São Paulo (capital)

Hospital Emílio Ribas foi o primeiro a lotar UTI na cidade de SP, a mais atingida do país
Fachada do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo: referência na capital paulista atingiu lotação máxima em leitos de UTI por pacientes com coronavírus. Foto: Edilson Dantas / Agência O GloboFachada do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo: referência na capital paulista atingiu lotação máxima em leitos de UTI por pacientes com coronavírus. Foto: Edilson Dantas / Agência O Globo

Pelo menos sete hospitais da cidade de São Paulo já operam com a capacidade de leitos de UTI acima dos 70%. Nesta quarta, um deles, o Emilio Ribas, colapsou: todas as 30 vagas foram ocupadas por pacientes de coronavírus. São esperados 20 novos leitos para as próximas semanas. Nesta quinta, o governo estadual informou que a ocupação caiu para 93%.

Outras unidades hospitalares apresentam índices preocupantes, como o Hospital das Clínicas, com 83% dos 150 leitos ocupados, o Hospital Geral de Pedreira, com 93%, e o de Vila Nova Cachoeirinha, com 86%.

Segundo o governo de São Paulo, 1.132 das 2,3 mil pessoas internadas pela Covid-19 no estado se encontram em unidades de terapia intensiva.

Ceará

Estado do Nordeste é o primeiro a ter todos os leitos de UTI totalmente ocupados
Vista áerea da cidade de Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza Foto: ReproduçãoVista áerea da cidade de Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza Foto: Reprodução

Já há 48 pessoas na fila de espera por uma vaga intensiva. Ainda de acordo com o G1, a secretária de Saúde cearense informou que o colapso do sistema estadual ocorreu uma semana antes do esperado.

Amazonas

Governo amazonense reforçou leitos de hospital referência em Manaus, mas Covid-19 avança no AM
Pessoas com sintomas da Covid-19 aguardam em fila para atendimento no Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto (na Zona Centro-Sul de Manaus): estados como o Amazonas precisam de mais recursos para ampliar serviços de saúde com avanço da pandemia Foto: Raphael Alves / Agência O GloboPessoas com sintomas da Covid-19 aguardam em fila para atendimento no Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto (na Zona Centro-Sul de Manaus): estados como o Amazonas precisam de mais recursos para ampliar serviços de saúde com avanço da pandemia Foto: Raphael Alves / Agência O Globo

Pernambuco

Mais afetado do Nordeste, PE já viu ocupação de leitos de UTI ultrapassar faixa dos 90%
Secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo (ao centro) Foto: Facebook / ReproduçãoSecretário de Saúde de Pernambuco, André Longo (ao centro) Foto: Facebook / Reprodução

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *