https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/04/window-407206_960_720-768x512-1.jpg

ALERTA

Previsão indica tempo firme no Sul e chuva volumosa no Norte e Nordeste

Pixabay

Sábado, 18

Sul

O tempo continua firme em grande parte da região, com condição e sol e poucas nuvens. Pela manhã ainda faz frio, mas o potencial de geadas diminui.

De manhã há possibilidade para formação de névoa úmida no leste gaúcho, no leste catarinense e também de Curitiba (PR) ao litoral paranaense, mas o fenômeno não deve ser duradouro e logo dá lugar ao sol.

Previsão de chuva bem isolada do litoral norte gaúcho ao litoral paranaense.

Sudeste

Chove no litoral paulista de forma fraca e isolada, intercalada com períodos de melhoria. A precipitação atinge também pontos desde a costa verde até a região dos Lagos no Rio de Janeiro, por conta da umidade que vem do oceano. Uma chuva que pode acontecer na madrugada e de novo à noite, mas em forma de garoa.

Pancadas isoladas também devem ser registradas no norte paulista, norte do Espírito Santo e na maior parte de Minas Gerais.

Enquanto isso, o tempo firme volta a predominar no sul mineiro, Zona da Mata mineira, maior parte do Rio de Janeiro, sul capixaba e São Paulo, devido ao avanço da massa de ar seco.

Acumulados significativos são esperados no norte de Mato Grosso. Serão pancadas rápidas, intercaladas com períodos de melhoria.

Trovoadas também podem ser registradas do centro-sul de Mato Grosso a Goiás, além de no Distrito Federal, mas por enquanto nenhuma grande preocupação.

Já em boa parte de Mato Grosso do Sul, o que chama a atenção é o tempo seco.

Nordeste

A chuva se espalha por toda a região. Volumes significativos podem ser registrados no Maranhão, Piauí, Ceará e interior de Pernambuco, porém, atenção redobrada mesmo ao litoral desde Maceió (AL) até Natal (RN), devido à atuação de uma área de baixa pressão atmosférica.

Norte

A expectativa é de chuva sobre toda a região devido à atuação de várias instabilidades em diferentes níveis da atmosfera. De modo geral, volumes expressivos podem ser registrados na maior parte do Amazonas, em todo o Pará, Amapá e Tocantins.

O tempo firme ainda predomina no Acre e no sudoeste do Amazonas.

Domingo, 19

Sul

O tempo firme predomina em praticamente toda a região. Desta vez, condição de pancadas isoladas apenas nos litorais de Santa Catarina e do Paraná, devido à influência de ventos úmidos que sopram do mar contra à costa associados a um vórtice ciclônico em alto mar.

De manhã condição para névoa úmida desde a região metropolitana de Porto Alegre até o leste do Paraná.

Sudeste

O dia começa com névoa úmida em áreas costeiras de São Paulo, mas o fenômeno logo dá lugar ao sol. A chuva se espalha pela maior parte da região, em especial Minas Gerais e Espírito Santo.

Enquanto isso, o tempo firme segue predominando na maior parte de São Paulo, em todo o Rio de Janeiro, no sul e na Zona da Mata mineira.

Centro-Oeste

O tempo firme predomina na maior parte de Mato Grosso do Sul, devido à atuação da massa de ar seco.

Nas demais áreas, tem condição de chuva, aliás, com volumes elevados na metade leste de Mato Grosso e no sudoeste de Goiás.

Nordeste

Altos volumes ainda podem ser registrados desde o Maranhão até o interior da Paraíba, mesmo que a chuva ocorra em forma de pancadas rápidas, intercaladas com períodos de melhoria. No litoral de Alagoas à Paraíba, a previsão é de acumulados significativos. Uma chuva rápida, isolada e sem grande intensidade pode acontecer na Bahia.

Norte

Chove em quase toda a região, com acumulados expressivos em grande parte dela. Aliás, neste domingo, a chuva promete ganhar força inclusive sobre Roraima.

Enquanto isso, o tempo firme ainda predomina do Acre ao sudoeste do Amazonas.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *