https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2020/04/317c94ac26d9333948273054a4014074.jpg

ALMT - Posto TRE - Abril

ATUALIZAÇÃO

Cuiabá e VG já somam mais de 100 casos confirmados da COVID-19

Coronavírus

Segundo os dados divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado no último domingo (19), Cuiabá e Várzea Grande já somam 101 casos confirmados do COVID-19. Na capital os números de pacientes que testaram positivos para a doença é de 92, já na cidade industrial os números chegam a 9.

Cuiabá segue sendo o primeiro município com mais casos da doença, mesmo com o comércio fechado o número de infectados na capital assustam, somente do domingo passado (12) até ontem (19) Cuiabá ganhou 28 novos casos d doença, enquanto Várzea Grande apenas mais 3, de 6 casos o município passou para 9.

Algumas novas medidas de prevenção foram tomadas pelo município, em Cuiabá a capital agora conta com um caminhão pipas higienizador que desinfeta locais públicos com grande aglomeração de pessoas, como hospitais e unidades de saúde, distribuição de comida a moradores de rua junto a kits de higiene pessoal além de manter os comércios, escolas, templos religiosos e feiras livres fechadas.

Em Várzea Grande não é diferente, os locais de grande circulação de pessoas seguem fechados, e a frotas de ônibus circulam apenas com 70% dela funcionando. No município houve uma reabertura do comércio no dia 8 de abril, mas na última semana a justiça determinou o fechamento do comércio novamente.

Além dos 101 casos de Cuiabá e VG, Mato Grosso tem outros 73 casos do vírus espalhados pelo Estado sendo eles em:  Rondonópolis (24), Sinop (13), Tangará da Serra (5), São José dos Quatro Marcos (4), Primavera do Leste (4), Cáceres (4), Aripuanã (2), União do Sul (1), Pontes e Lacerda (1), Nova Mutum (1), Nova Monte Verde (1), Mirassol D’Oeste (1), Lucas do Rio Verde (1), Lambari D’Oeste (1), Ipiranga do Norte (1), Conquista D’oeste (1) Canarana (1), Campo Novo do Parecis (1), Barra do Garças (1), Alta Floresta (1) e residentes de outros Estados (4).

Dos 174 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 79 estão em isolamento domiciliar, 79 estão recuperados e 11 estão hospitalizados – sendo oito em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e três em enfermaria.

Recomendações:

Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

 

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

 

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
– Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

 

Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *